Ano passado um dos meus passeios preferidos foi ir a Brisighella, uma cidade medieval na Itália, para o festival de trufas. Então esse ano queria ir em outros festivais, e foi fácil porque eles acontecem em quase todas as cidadezinhas do Apenino Bolognese, e também é uma chance de conhecer essa parte da Itália.

Os Apenino (em italiano apennino) são cadeias de montanhas menores que saem dos Alpes e percorrem a Itália toda, chegando até o sul, na Calábria. Uma das cadeias é a do Apenino Toscano-Emiliano, que chega até essas regiões no meio da Itália. Os em torno de Bologna ficaram com o nome de Apenino Bolognese. Várias cidades dessa região são parte da Tartufesta, essa sagra de trufas, e em 2019 tinha eventos em Sasso Marconi, Savigno, Monzuno e Monghidoro.




Hoje vou falar sobre a festa em Sasso Marconi, uma cidadezinha conhecida pela enorme pedra esculpida logo na entrada da cidade. O nome dela era só Sasso, que significa pedra em italiano, até os anos 30, quando adicionaram a segunda parte me homenagem ao Marconi, o inventor do rádio, que vem de lá. Quando eu saí da estação, fui para a esquerda, na direção oposta ao centro por uns cinco minutos, para ver a tal pedra famosa.

Depois, fui para o centro da cidade. A festa é uma sagra, as festas dedicadas à época de cada comida. Elas podem ser dedicadas a frutas, cogumelos, legumes, tipos de carne, qualquer tipo de comida, e geralmente são lugares baratos para comprar essa comida e para experimentar pratos feitos com ela. Com trufas especialmente é algo interessante, porque é um lugar onde dá para experimentá-las sem pagar muito.


Também é onde dá para achar todo tipo de comida da estação, o que é mais um motivo para visitar festas de trufas, porque eu amo a maioria da comida típica do outono italiano: cogumelos, castanhas, javali, as frutas do outono. Aproveitei e comprei uns cogumelos porcini, que ainda estavam na época. As barraquinhas estavam espalhadas pelo centro histórico da cidade, então fiquei um bom tempo rodando por elas.



Depois fui para a Praça principal, onde vários restaurantes da cidade montaram barraquinhas para servir almoço. Foi bem organizado, com um folheto que falava dos menus e preços de cada um logo na entrada. Então fiquei com um clássico, tortellini, servido com lascas de trufas em cima.


Esse foi meu dia tranqüilo nos Apennini de Bologna. Clique na imagem para ler todos os posts sobre Bologna.
