A culinária toscana é bem diversificada e, em alguns pratos, bem diferente do estereótipo de que a gente tem de comida italiana. Ou você pensa imediatamente em tripas quando alguém fala em comer em um restaurante italiano?
Então aqui vão alguns pratos típicos da Toscana:
Antipasti
1) Pappa al Pomodoro

Sopa feita de tomate, alho, manjericão e pedaços de pão. Um prato bem simples, mas delicioso. Frequentemente a sopa é tão grossa que pode comer com garfo.
2) Panzanella

Prato de verão que também usa pão, uma salada com tomate, cebola roxa, pepino, e bastante azeite, vinagre e sal.
3) Minestrone
Um prato de origem camponesa. É uma sopa com couve-flor, feijão, cebolas, cenouras e cavolo nero, uma planta da família do nabo e da mostarda, perfeita para os dias frios.
4) Ribollita

Ao pé da letra: requentada. É basicamente um minestrone, ao qual no dia seguinte se adiciona pão e cebola roxa, e que é requentado novamente no terceiro dia. Por causa do tempo, é difícil achar uma ribollita verdadeiramente autêntica.
5) Crostini toscani

Pedaços de pão com patê de fígado de galinha, típico como entrada em restaurantes.
6) Gnudi

São gnocchi de espinafre e ricota, mas nus, ou seja, sem a camada exterior de farinha e ovo. Geralmente fritos com manteiga e sálvia, uma delícia.
Primi – os pratos de massa:
7) Pappardelle al ragù di Cinghiale
A culinária toscana pode ter alguns pratos bizarros, mas um que eu absolutamente adoro é o pappardelle, uma massa achatada, feita com ragù de javali. Carne de javali é bem comum na Toscana, e você também pode achar muitos lugares que vendem sanduíches de javali com brie, outro dos meus preferidos.
8) Pappardelle sulla lepre
Outro prato com Pappardelle, dessa vez sobre um molho de lebre.
9) Scarpaccia di Camaiore

Torta feita com abobrinha e sua flor, típica da primavera.
Secondi – pratos de carne:
10) Bistecca alla fiorentina

Um corte de carne de boi servido rigorosamente mal-passado. Em muitos lugares tem até placa na porta falando: aqui as tradições são respeitadas e não se serve a fiorentina bem-passada. Se você tem mal gosto – ahn, quero dizer, se você prefere bife bem passado, vale a pena perguntar antes.
11) Fagioli all’uccelletto

Esse é uma das guarnições mais famosas em Florença, com feijões no molho de tomate e linguiças. Feijão é muito popular na Toscana, e os toscanos são zoados pelos outros italianos como Mangiafagioli (comedores de feijão).
Dolci
12) Castagnaccio

Torta típica feito apenas com farinha de castanha e água. Muito comum no outono, onde você vai sentir o cheiro dele em todo lugar.
13) Ricciarelli

Doces de amêndoas, às vezes com mel ou laranja também, típicos de Siena. Eu não sou muito fã de doces, mas acho esse uma delícia.
14) Panforte

Outro doce típico de Siena, esse feito com frutas secas e especiarias.
Comidas de rua:
15) Cecina
Fatia fina com farinha de grão de bico, típica como comida de rua nas cidades litorâneas da Toscana. Peça um cinque e cinque para levar a torta com um pedaço de pão ou focaccia. Também pode vir com outros acompanhamentos. Em Pisa recentemente comi uma ótima com beringela.
16) Lampredotto

Uma das comidas de rua típicas de Florença, um sanduíche feito com o quarto estômago de uma vaca, cozido em brodo e servido com molho verde. Hoje não é tão comum ver os vendedores, mas quando você vê, costuma ter uma fila. Penne trippate, com tripas, também são bem comuns.
17) Sanduíche de Javali com Brie

Em Florença, não faltam lugares na rua onde você pode fazer o seu sanduíche com uma carne, um queijo e um molho à escolha. Se quiser escolher um dos preferidos dos locais, peça mortadela de javali (mortadella di cinghiale), brie, e um molho trufado. Incrível.
Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.