Eu organizei todo o meu roteiro na Espanha pensando em passar um domingo em Madrid, porque eu sabia que tinha atrações nesse dia que eram verdadeiras instituições madrilenhas.
A primeira era o Mercado de Pulgas de El Rastro. É o lugar perfeito para encontrar roupas, discos de vinil, cartões postais antigos, além de quinquilharias modernas como bolsas de marca falsas. É bem típico de mercado de pulgas, significando que tem muita porcaria, mas procurando, você acha coisas incríveis.
O nome vem da época que esse era um mercado de carne, e quando os açougueiros iam embora deixavam um rastro de sangue pela rua. Hoje é menos macabro, mas tem seus perigos: é um lugar famoso pelos batedores de carteiras, como acontece em todo lugar que atrai muitos turistas. Acontece apenas aos domingos, das 9 às 15.
Um dos lugares que eu queria muito visitar era o Parque de Buen Retiro, um parque enorme e muito bonito, e que, como era domingo, estava cheio de madrilenhos. Como o parque é muito grande, é fácil ficar sem saber onde ir, e por isso foquei minha visita no Palacio de Cristal, que tinha uma exposição de arte, e o Monumento a Alfonso IX, famoso pelo laguinho artificial onde você pode alugar um barquinho.



No caminho entre os dois, vi vários lugares em que exposições temporárias estavam acontecendo de graça, inclusive o Palacio de Veslasquez, e acabei explorando mais do parque, e curti muito. Outros lugares famosos incluem a Fonte do Anjo Caído, que mostra Lucífer no momento em que foi exilado do céu, segundo o paraíso perdido de Milton.

O Parque não é próximo a meu albergue, mas fui andando porque tinha tantos lugares interessantes para ver no caminho. Um foi a Puerta del Sol, que era a entrada oriental de Madrid. Lá ficam a Casa de Correos, que era o correio central de Madrid, a plaquinha indicando o ponto zero de onde todas as estradas espanholas são medidas, e a estátua do Urso que é o símbolo da cidade. Também é um lugar popular para passar o Ano-Novo, onde as pessoas esperam o relógio tocar meia-noite para comer uma uma a cada vez que ele toca.
Outro foi a Fuente de Cibeles, considerada uma das fontes mais bonitas de Madrid. Ao redor, ficam alguns dos prédios mais célebres da cidade.


Vi ainda a Puerta de Alcalá, que já foi a entrada principal da cidade era cercada por muralhas. Ele ficou famoso por ser o primeiro Arco do Triunfo construído na Europa depois da época romana, antes do Arco do Triunfo em Paris ou o Portão de Brandemburgo.

Clique na imagem para ler mais sobre a Espanha.
