O Centro Histórico de Paraty

Vivendo em Minas Gerais, eu cresci visitando as cidades da Estrada Real. Sempre quis ir até o final, em Paraty, e esse ano finalmente tive a oportunidade, durante a FLIP 2017. Depois de anos planejando fazer uma viagem, às vezes ela não vive às expectativas, mas essa foi ainda melhor. Eu tinha planejado fazer um passeio de barco e um passeio de jipe pelas cachoeiras, mas no final não consegui me afastar do centro histórico, e não me arrependo disso por um minuto. Já falei que na próxima vez vou ficar bem mais do que cinco dias, para aproveitar mais.

Centro histórico de Paraty 15

Centro histórico de Paraty 22

Centro histórico de Paraty 12

Centro histórico de Paraty 10

Paraty já foi a  sede do maior porto exportador de ouro do Brasil, e foi nessa época que as grandes casas coloniais, hoje uma das maiores atrações da cidade, foram construídas. No entanto, elas só ficaram preservadas por causa da estagnação econômica que se seguiu. Elas eram consideradas atrasadas e ficaram fora de moda, e só voltaram a serem valorizadas quando o turismo se tornou uma fonte de renda importante para a cidade.

Centro histórico de Paraty 3

Centro histórico de Paraty 48

Centro histórico de Paraty 9

Paraty foi, diz a lenda, urbanizada por maçons. Muitos dos traços típicos da sua arquitetura viriam daí. Muitas esquinas de Paraty tem três pilares de madeira, muito aparentes, e um pouco aparente, o que dá às esquinas um formato de triângulo, um símbolo maçônico, que indicaria onde mora um maçom. Algumas das fachadas das casas também têm desenhos geométricos, o que supostamente é uma influência da maçonaria.

Centro histórico de Paraty 41

Centro histórico de Paraty 27

Centro histórico de Paraty 33

Casarões Paraty

Outro traço curioso é como a cidade foi construída a nível do mar. Dizem que isso foi feito de propósito para que as marés limpassem as ruas, mas de qualquer jeito o fato é que muitas ruas acordam inundadas.

Centro histórico de Paraty 6

Centro histórico de Paraty 24

Centro histórico de Paraty 39

Centro histórico de Paraty 38

Em dos prédios imperdíveis para entrar é a Casa de Cultura de Paraty. Além de linda, ela sempre tem exposições diferentes. Quando eu fui lá, em julho desse ano, parte da exposição do Museu da Língua Portuguesa estava lá.

Centro histórico de Paraty 37

Centro histórico de Paraty 36

Centro histórico de Paraty 34

Centro histórico de Paraty 32

Além disso, há quatro igrejas coloniais no centro. A principal é a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. Ela chegou a ser demolida duas vezes para a construção de versões ampliadas, e hoje também abriga uma pinacoteca. Quando eu estive lá, durante a FLIP, ela estava fechada para visitas, já que as mesas redondas estavam acontecendo lá dentro. Consegui ver uma palestra lá dentro e foi extremamente interessante. Em frente à igreja, fica a praça principal, com alguns dos maiores casarões da cidade.

Matriz Paraty

Além disso há a Igreja de Nossa Senhora das Dores, conhecida como Capelinha, à beira-mar.

Capelinha centro histórico Paraty

A Igreja do Rosário era a igreja dos escravos de Paraty.

Igreja do Rosário Paraty

A Igreja de Santa Rita é o cartão postal de Paraty, naquela vista típica que você tem saindo de barco da cidade. Ela foi construída por escravos libertos, e é a sede de um Museu de Arte Sacra e abriga concertos.

Igreja de Santa Rita Paraty 3

Igreja de Santa Rita Paraty 2

Igreja de Santa Rita 5

Igreja de Santa Rita 4

Paraty é cortada pelo rio Perequê-Açu, então outro passeio gostoso é passear nas margens do rio e admirar o tanto que a cidade é fotogênica. Tanto as margens do Rio quanto o Cais são bons lugares para marcar procurar passeios de barco e ver o  pôr-do-sol.

E de noite ela fica ainda mais encantadora.
Centro histórico de Paraty 47

Centro histórico de Paraty 43

Centro histórico de Paraty 42

Casas de Paraty de noite

Em Paraty, fiquei no Hostel Macabéa, o que ótimo porque ele fica bem no centro histórico e tem cozinha para os hóspedes. Variei as refeições entre o albergue e alguns restaurantes locais. Gostei muito do Oui Paraty, em que comi um prato do dia incrível, e do Thai Brasil, onde fui duas vezes. Foi uma boa alternar entre a comida econômica do supermercado e restaurantes legais e diferentes, e super recomendo ambos para quem quiser conhecer Paraty.

Clique aqui para ler todos os posts que já saíram sobre o Brasil.

2 comentários

Deixe uma resposta