Viajando por Montenegro, uma das cidades que visitei foi Žabljak (pronuncia-se Jabliak), o centro da área de Durmitor. Ela é a cidade mais alta dos Balcãs, a 1450 metros de altura, e conhecida pela natureza em volta.

Perto de Žabljak, ficam trilhas para visitar os chamados Olhos das Montanhas, 18 lagos glaciais. Eu escolhi fazer a trilha para o Lago Negro (Crno Jezero), que é o maior e tem a fama de ser o mais bonito. É bem perto da cidade, cerca de 30 min, e a trilha é super fácil, tinha até crianças pequenas por lá.


Quando eu fui, apesar de ser verão e estupidamente quente no resto do país, em Žabljak a temperatura era quinze graus. Então, apesar de ser permitido, não tinha ninguém nadando. Mas me disseram que mesmo no verão a água é gelada, o que faz sentido, é um lago glacial. O lago negro, aliás, tinha se transformado em dois para o verão: o pequeno estreito que liga o Lago grande e o Lago Pequeno tinha secado.
Dá para dar a volta nele andando, tem um caminho bem cuidado.
Lá perto também fica o canyon de Tara, o mais profundo da Europa e segundo no mundo depois do Grand Canyon. Esse é o lugar mais popular para quem gosta de esportes radicais, dizem que é ótimo para rafting. As pessoas também costumavam fazer bungy-jumping na ponte, mas agora é proibido.
O parque também tem outras trilhas, com lagos, cavernas que tem gelo mesmo no verão e natureza incrível.
Clique na imagem para ler mais sobre Montenegro.
1 comentário