13 Pratos típicos para provar na Sicília

Como eu já falei em outros posts, na Itália não existe uma comida italiana. O que existe é a comida de cada região. Imagina ir em um restaurante no exterior de comida brasileira que te serve carne seca com abóbora, feijão tropeiro, churrasco, pato no tucupi, feijoada e as pessoas comem tudo em misturas bizarras que a gente acha que não combinam. É exatamente o que eles acham que estrangeiros fazem com as comidas das diferentes regiões da Itália. Então se você chegar na Sicília e pedir um presunto de parma ou macarrão à bolonhesa, vai pagar tanto mico quanto alguém que chega em Minas perguntando onde achar uma buchada de bode.

Aqui são alguns pratos típicos da Sicília.

1) Arancini

the-real-italian-food-arancini

Crédito: the real italian food

Os Arancini são bolas de risoto fritas recheadas com molho à bolonhesa, na versão mais tradicional, ou com cogumelos, queijo, basicamente qualquer coisa. Alguns lugares chegam a oferecer dezenas de opções.

Coma recém saído do forno para aproveitar ao máximo.

2) Pan con panelle

pan-con-panelle-sicilian-forks

Crédito: sicilian forks

Comida de rua típica em Palermo, sanduíche com uma massa frita de grão de bico.

3) Pani ca meusa

pinterest

Crédito: pinterest

Mais uma comida de rua tradicional na Sicília, esse é um sanduíche de fígado. Se servido sem queijo, ele é “solteiro” ou schettu, se servido com queijo ele é “casado” ou maritatu.

3) Caponata

Conserva de beringela, geralmente feita com alcaparras, molho de tomate e aipo. Ela é famosa pelo gosto agridoce.

4) Pasta alla norma

Essa massa é mais uma mostra de como a Sicília é um melting pot de culturas. Ele leva beringela, muito comum na ilha por influência árabe, tomates e ricota salgada. O nome teria vindo da ópera Norma.

5) Pasta con le sarde

Prato siciliano de massa com sardinhas e anchovas, geralmente feito com bucatini. Tem muitos pratos com peixe na Sicília – afinal, é uma ilha – mas esse é um dos mais tradicionais.

6) Pesto alla trapanese

É uma variação do pesto tradicional de Genova, aquele com pinoli, manjericão, alho e parmesão. Esse leva amêndoas, alho, manjericão, tomates e queijo pecorino. Para quem tá cansado do tradicional, é ótimo para provar algo novo.

7) Parmigiana

parmigiana

Crédito: giallo zafferano

Apesar do nome, esse prato não vem de Parma. E parmigiana nunca envolve frango ou outra carne, como no Brasil (leia mais no post sobre as 8 comidas italianas que não existem na Itália). Ele é feito com beringela frita, queijo cacciocavallo e parmesão e molho de tomate ao forno. Tanto a Sicília quanto a Campania reivindicam a origem desse prato.

8) Beringela recheada

melanzane-ripiene-giallo-zafferano

Crédito: giallo zafferano

A forma mais frequente é a beringela recheada com carne moída. Era bem parecido com um prato que comi na Turquia. Como eu falei antes, a beringela chegou aqui por influência dos Sarracenos.

9) Cous Cous Trapanese

Outro prato que mostra a cultura da época em que a Sicília era árabe. O cous cous típico de Trapani, na Sicília, geralmente é servido com peixe e outros frutos do mar.

10) Muffuletta

food-people-want-muffuletta

Crédito: food people like

Sanduíches servidos em um pão de sésamo, geralmente com provolone, salame e azeitonas que pode ser comido quente ou frio.

10) Granita

A granita geralmente é comparada com uma raspadinha, mas é diferente porque é feita com ingredientes naturais. Muitos lugares só a fazem no verão. Os sabores mais tradicionais são de limão e amêndoas, mas hoje também tem muitos sabores diferentes – o da foto é de chá marroquino. Granita e um brioche é um café da manhã tradicional na Sicília.

11) Cannoli

Leave the gun, take the cannoli. Uma das cenas mais famosas de O Poderoso Chefão envolve um criminoso que se recusa a deixar para trás o cannoli feito em casa, e quem poderia culpá-lo?

O doce é feito de uma massa em cone com recheio de ricota doce. Isso parece horrível se você imaginar a ricota que a gente vê no supermercado no Brasil, então melhor esquecer as descrições e provar. Você sabe que os lugares são bons quando você vê o cannolo (singular) sem recheio. Eles só devem ser recheados na hora de servir!

12) Chinotto

chinotto

Chinotto é um refrigerante escuro feito de laranjas amargas (as mesmas das quais se faz Campari). Tem um gosto bem diferente da maioria dos refrigerantes, não é tão doce quanto os americanos, é mais amargo. Na Sicília, é feito há décadas e produzido industrialmente desde os anos 50. A coca-cola também vende a própria versão, a Fanta Chinotto.

Clique aqui para ler todos os posts sobre a Itália.

Ou nessa para ler nossos posts sobre comidas e pratos típicos

Asdistancias blog tag comida

Deixe uma resposta