As cores de Córdoba

Córdoba entrou na minha lista de cidades que eu mais queria visitar na Espanha por causa da Mesquita. Lá, ela foi muito mais com isso, a começar pelos cafés da manhã de pão com tomate e presunto serrano com quilos de azeite. Depois de visitar cidades da Andalusia conhecidas pelas casas pintadas de branco, Córdoba se destaca pelas cores. Tem o vermelho da mesquita, e o azul e verde dos jardins do Alcázar e dos potes de flores do bairro judeu. 

Café da manhã Andalusia

A atração mais conhecida de Córdoba é Mesquita/Catedral. Quando Córdoba era parte do Emirado e depois Califado de Córdoba, eles compraram um pequeno templo dos visigodos e o transformaram em uma mesquita. Na ampliações do edifício, foram usadas várias colunas de prédios romanos, além de materiais vindos de toda a península, como mármore, ouro, prata, ônix, granito, mosaicos e azulejos. O intelectual Muhammad Iqbal a descreveu como tendo incontáveis pilares, como as séries de palmeiras na Síria.

Mesquita de Córdoba 11

Quando a cidade foi tomada pelos cristãos, eles a transformaram em uma igreja católica. Capelas foram adicionadas e o minarete foi transformado em torre do sino. A principal alteração foi a nave no centro do prédio, que desagradou até Carlos V, o imperador que autorizou sua construção. Ele achava que tinham transformado algo único no mundo com algo que podia ser encontrado em qualquer cidade.

Eu resolvi dormir em Córdoba porque li em vários blogs que até às 9 da manhã, horário oficial de abertura,  ela podia ser visitada de graça e grandes tours eram barrados. Assim dá para visitar com um pouco de paz, mas é só de segunda a sábado!

Mesquita de Córdoba 15

Depois da mesquita, fui visitar o Alcazár dos Reis Cristãos. Assim como a Mesquita, ele tem uma longa história. Foi primeiro uma fortificação dos visigodos, depois usado pelo califado, foi o lar dos reis católicos, de onde tira seu nome, assento da Inquisição Espanhola e prisão durante a invasão napoleônica.

Os jardins são enormes, e costumavam ser irrigados com a água trazida pelos onze moinhos no rio Guadavalquir.

Dizem que foi esse o lugar onde os Reis Católicos se encontraram com Cristóvão Colombo, que preparava a expedição para a América.

A antiga Ponte Romana do século I pode parecer familiar para alguns.

volantis bridge

Com umas torres e um mercado, vira a ponte de Volantis em Game of Thrones.

Ponte romana Córdoba 4

Da época romana, você também encontra os pilares de um antigo templo, hoje uma praça perto da estação de trem.

Templo romano Cordoba

O antigo bairro judeu, a Judería, também é um lugar interessante para explorar. Ele tem uma antiga sinagoga, umas das três preservadas na Espanha depois da expulsão dos judeus (as outras duas estão em Toledo).

Ela ainda é murada para separá-la do resto da cidade. Atravessando os muros, você se vê em um pueblo blanco maravilhoso, um labirinto de ruas antiquíssimas e pátios cobertos de flores.

Bairro judeu Córdoba

Se era assim no inverno, imagino na primavera

Em Córdoba também tentei visitar os banhos árabes, mas sem sorte, eles já estavam cheios. Quem quiser tentar, sugiro que reservem antes e levem roupa de banho.

Córdoba fica a três horas de Madrid de trem rápido, a duas de Sevilha ou Granada. Muita gente faz como day-trip, mas também é um ótimo lugar para passar alguns dias.

Clique na imagem para ler mais sobre a Espanha.

9 comentários

  1. Aninha

    A Andaluzia é meu destino dos sonhos, mas também só tinha ouvido falar da mesquita em Córdoba. Agora estou pensando em ficar lá mais tempo (eu ia só parar lá entre Sevilha e Madrid), fazer um banho turco e tudo mais!

    1. Julia Boechat

      Oi, Aninha, tudo bom? Muita gente passa em Córdoba de passagem, mas eu acho que vale a pena demais. O banho turco tenta marcar antes, senão fica difícil.

  2. Anita

    Oi, usei essa dica de ir na Mesquita quando é de graça! Foi ótimo, valeu. A Andaluzia foi a melhor parte da viagem!

Deixe uma resposta