La Sagrada Familia – o prédio icônico de Gaudì em Barcelona

Você pode ter visitado centenas de igrejas em vários países, mas não existe um lugar como a Sagrada Familia.

Quando Gaudí assumiu os trabalhos da igreja, em 1883, aos 31 anos de idade, ninguém esperava isso, nem ele mesmo. 133 anos depois, ela ainda está interminada. As previsões mais recentes falam que ela será terminada em 2026, cem anos depois da morte de Gaudí, e já to marcando a data no meu calendário para voltar a Barcelona e conferir se ela ficou pronta mesmo.

Em 1886, ele ainda pensava que terminaria a igreja em dez anos, desde que pudesse contar com uma verba grande. Quando foi provado que isso não aconteceria, alguém perguntou porque sua igreja estava demorando tanto para ficar pronta, e ele respondeu que seu cliente não estava com pressa.

A Sagrada Familia é uma mistura de estilos, incluindo Art Deco e neogótico, o estilo pretendido pelo arquiteto original. Infelizmente, muitos dos modelos e desenhos de Gaudí foram destruídos durante a Guerra Civil Espanhola, então, apesar da intenção de manter a integridade do projeto original, ela só se baseia parcialmente no que ele pretendia.

O interior da igreja, como vários outros prédio de Gaudí, tem inspiração na natureza. As colunas foram feitas para lembrar árvores, e linhas retas, que não existem na natureza, foram evitadas. Há uma grande preocupação com a luz natural lá dentro. Os vitrais coloridos foram feitos para garantir que a luz lá dentro fosse exata.

Eu fiquei lá dentro por horas. Ouvi todos os opcionais do audioguide, que é ótimo, e fiquei um bom tempo sentada só tentando absorver tudo, a luz, as formas. Recomendo para todo mundo que vai a Barcelona, porque nunca vi nada nem parecido.

A reflexão dos vitrais nas colunas deixa a atmosfera do lugar incrível.

Algumas partes do projeto original ainda podem ser vistas, como a capela neogótico no subterrâneo, onde você pode ver os projetos originais de Gaudì, e o claustro, de onde você pega o elevador para as torres.

Claustro Sagrada Familia Barcelona

Gaudì pensava na Sagrada Família como um grande livro que o observador pudesse ler, e que conta a história do novo testamento. As três fachadas, quando prontas, contarão a história da natividade, da paixão, e da glória. A fachada da natividade foi a única completada por Gaudì.

Do lado de fora também há uma escola Montessori, desenhada por Gaudì para os filhos dos operários. Hoje ele é parte da exibição.

O desenho original da Sagrada Familia envolvia 18 torres, representando os doze apóstolos, os quatro evangelistas, Jesus e Maria, mas só oito foram completadas. Se a torre mais alta for terminada, vai fazer dela a igreja mais alta do mundo.

Eu resolvi subir nas torres para ver a vista de Barcelona. Também é bom para ver os detalhes das torres e do interior do prédio.

Apesar de não terminada, é um Patrimônio Cultural da Humanidade e foi consagrada como basílica em 2010 pelo papa Bento XVI.

Como visitar: Compre o ingresso online para facilitar. Você pode escolher algumas opções, como subir nas torres e pegar o audioguide, mas preste atenção: você só pode fazer isso na hora da compra.Você não pode adicionar nada quando chegar lá. Eu achei que ambos valeram bem a pena, embora só uma das torres estivesse aberta quando eu estava lá. A entrada é bem cara, mas financia a continuação da obra.

Se você também ama o Modernismo Catalão, pode se interessar pelos nossos posts sobre a Casa Milà, conhecida como a pedreira, o Quarteirão da Discórdia ou o Bairro gótico, que apesar do nome é bem eclético e tem prédios incríveis.

Ou clique na imagem para ler mais sobre a Catalunha.

Ou nessa para ler todos os nossos posts sobre Art Nouveau.

7 comentários

  1. Lídia

    Um dos lugares mais impressionantes que visitei!!! Boas fotos!!!

  2. Camila

    Oi, tenho uma dúvida. Você pegou o audioguide? Valeu a pena? Não sei se contrato um guia ou pego um audioguide!

    1. Julia Boechat

      Eu peguei o audioguide e valeu muito a pena! Não sei te falar sobre guias, provavelmente é bem mais caro, mas deve ser legal.

Deixe uma resposta