Acessórios de viagem: Kobo Ereader

Sinceramente, eu acho que nada substitui um livro de papel. Sentir o cheiro de um livro, a textura do papel é um dos grandes prazeres de ler. Eu amo comprar livros e tenho uma grande biblioteca em casa. Mas para viajar, livros de papel com seu peso e volume simplesmente não são práticos.

Ebook readers tem várias vantagens para viagens, mas também para levar para a faculdade. Ele é leve, pesando em média 185 gramas. O catálogo de livros disponíveis é gigantesco, e você pode adicionar basicamente qualquer livro que está em domínio público na maioria das marcas. A tecnologia do ebook reader não emite luz, então ler no dispositivo não cansa como ler em um computador. E pelo mesmo motivo a bateria dura muito tempo, em média 70 horas. A bateria dura menos se você ligar a luz do dispositivo, o que é uma opção na maioria dos modelos.

Kobo acessórios viagem

Existem vários modelos de ebook reader disponíveis no mercado, como Sony, Icarus, Kobo, Onyx, Pocket Book, Lev, etc. Eu queria um dispositivo em que eu pudesse adicionar livros que encontrasse na internet e minhas notas da faculdade em diversos formatos diferentes. Por exemplo, sites como o Project Gutenberg e o brasileiro Domínio Público tem amplas coleções de livros em domínio público de graça, então não vejo motivo para ficar limitada em uma só loja virtual. Também queria um livro que oferecesse a possibilidade de pegar livros emprestados em bibliotecas, o que ainda não está disponível no Brasil mas existe em vários países.

Com esses requisitos em mente, e olhando quais aparelhos estão disponíveis para comprar no Brasil por um bom custo/benefício. Por esses motivos, escolhi o Kobo. No Brasil, o Kobo está ligado à Livraria Cultura, na França ou em Portugal está ligado a Fnac e na Itália com a Editora Mondadori.

Fiquei muito feliz com a minha compra, e acho que o Kobo atende muito bem a tudo o que eu queria. A maioria das funções, como busca, dicionário e sublinhar funcionam em vários formatos, e ele usa o mesmo carregador de aparelhos Android, então não preciso andar com um tanto de cabos diferentes.

kobo 2
Crédito: site da marca Kobo

Alguns leitores devem estar surpresos que eu nem considerei o Kindle, mas isso foi de proposito porque acho que a Amazon tem influência demais no mercado de livros. Eles tentam influenciar o conteúdo e competem de forma injusta com livrarias físicas, que são os meus lugares preferidos no mundo. Aqui no blog até falo das bibliotecas e livrarias mais bonitas que já visitei.

Por isso prefiro comprar o grosso dos meus livros em livrarias independentes, e para o meu Kobo eu compro livros na Livraria Cultura ou baixo online em sites como o Gutenberg.

9 comentários

    1. Julia Boechat

      Realmente a história da Amazon com livros é bem trágica. Eu costumava ter uma conta no Goodreads, uma comunidade independente vibrante, e saí assim que foi vendido. Agora tem fotos minhas com meu nome em reviews de livros que eu nem fiz em um milhão de sites.
      Eles querem dominar o mundo da escrita, e eu valorizo independência. Então tô fora.

  1. Luiza

    Finalmente! Não aguento ver gente que “gosta de ler” recomendando o Kindle e a Amazon!

Deixe uma resposta