Istambul, cidade otomana: visitando o Palácio de Topkapi, a Mesquita Azul e o Grande Bazar

Em 29 de maio de 1453, depois de um cerco de oito semanas, a cidade de Constantinopla caiu. O último imperador do Império Romano do Oriente, Constantino XI, morreu, e o Sultão Mehmed II declarou a cidade a nova capital do Impédio otomano. Apenas horas depois, a maior igreja da cidade, Hagia Sophia, foi transformada em uma mesquita. Muçulmanos, cristãos e judeus coabitariam aqui por séculos, e aos poucos a cidade ficaria mais conhecida por um nome novo: Istambul.

Esses são alguns dos monumentos mais marcantes dos mais de quatro séculos que a cidade passou sob domínio otomano.

Palácio de Topkapi

A residência dos sultãos otomanos por quatrocentos anos, esse palácio começou a ser construído pouco depois da conquista. O palácio tem centenas de quartos, mas só parte disso pode ser visitada. Por ser considerado um dos melhores exemplos de arquitetura otomana, ele é uma das atrações mais populares de Istambul.

O Harém pode ser visitado por uma taxa extra, e é onde viviam as esposas, prisioneiras de guerra transformadas em escravas e as crianças. Alguns quartos lá dentro eram conhecidos como “a gaiola”. O império otomano não tinha leis de primogenitura, assim o filho do imperador que conseguisse ascender ao trono geralmente assassinava seus irmãos para evitar rivalidades. Posteriormente, os irmãos mais novos passaram a ser mantidos na gaiola, caso precisassem assumir o trono mais tarde. Com anos de prisão domiciliar, isso deu aos otomanos mais de um sultão enlouquecido.

Mesquita Azul

Antes da construção da Mesquita Azul – oficialmente a Mesquita Sultanahmed – tinha-se a preocupação que a construção de uma mesquita com seis minaretes era uma tentativa de rivalizar com a mesquita de Meca. Mas o sultão que a construiu estava determinado em fazer algo maior do que o tentado por seus predecessores. Ela ficou conhecida como Mesquita Azul por causa dos azulejos da construção.

Apenas muçulmanos praticantes tem permissão de entrar na maior parte da mesquita, mas pessoas de outras fés ou de nenhuma fé podem visitá-la. Todos os visitantes devem retirar os sapatos e mulheres devem usar véu. Pede-se que você não coloque os sapatos de novo até ver o aviso que permite.

Grande Bazar

O Grand Bazaar foi uma das primeiras construções a serem feitas na cidade otomana. Ele tem 66 ruas e becos e cerca de 4 mil lojas. Lá você pode encontrar de tudo: pashminas, chá, doces, tapetes, tabuleiros de gamão, temperos. Negociar aqui é mais do que uma maneira de economizar: faz parte da cultura local. Mas nem adianta pensar que você barganha no mercado e vai conseguir levar vantagem sobre o povo de lá: eles são profissionais.

Eu que geralmente volto de viagens sem comprar nada, não consegui resistir aos chás, manjar turco e pashminas.

Clique na imagem para ler mais sobre a Turquia:

4 comentários

  1. Tabata Bohlen

    Julia, estou adorando os textos 🙂
    vou pra Munique em dezembro, porém minha conexão tanto na ida (uma noite e um dia inteiro) quanto na volta (tarde e noite) é em Istambul…
    Estou buscando dicas de onde ficar hospedada e qual a melhor sequência de atrações é melhor fazer pra aproveitar ao máximo.
    Alguma dica importante?
    Obrigada =)

    1. Julia Boechat

      Oi, Tábata, que bom que você ta curtindo o blog! E que bom que você vai poder passar um tempo nessa cidade incrível.
      Então, eu fiquei em Istiklal, parte mais boêmia, mas como você tem pouco tempo, eu sugiro que você se hospedar em Sultanahmed, que é onde ficam a maioria das atrações. Lá você fica perto do Palácio de Topkapi, do Grand Bazar, do museu arqueológico, a mesquita azul, a Hagia Sophia e a Cisterna da Basílica, e quantos você vai conseguir visitar vai depender do seu ritmo, se você curte ver mais coisas ou concentrar em menos, etc. Sobre a sequência, não sei dizer, porque eu colocaria na frente as prioridades, sem pensar tanto nas distâncias. Mas dá para fazer bastante coisa. A Camila Navarro do http://www.viaggiando.com.br também visitou em escala e conseguiu passear bastante ; )
      Acho que isso é o principal, mas qualquer coisa pode me falar!

  2. Denise

    Essa história da gaiola é muita loucura! 😨😨😨

Deixe uma resposta