Em setembro eu tive o prazer de ir a Kotor, que foi minha cidade preferida em Montenegro, e agora pude perceber que não fui a única a achar que a cidade é uma gema: ela foi eleita pelo Lonely Planet a melhor cidade para visitar em 2016.
Sério, é incrível que essa cidade não veja mais turistas, quando é provavelmente uma das cidades mais charmosas de todo o Adriático. Tinha um navio de cruzeiro lá, mas logo ele partiu e os números de turistas na cidade diminuíram até. É sempre assim com cidades tradicionalmente visitadas como day-trip, se você estiver lá depois das 16, vai tê-las só para você.
A costa da Croácia e de Montenegro costumavam ser parte da República de Veneza, motivo pelo qual tantas cidades tem uma arquitetura que lembra Veneza. A cidade também foi governada pelos otomanos por breves períodos, e foram eles que construíram a fortaleza acima da cidade.


Eu admito uma coisa: quando convenci minha amiga a subir comigo até a fortaleza, eu não tinha nem idéia de quão alto era. Quando a gente achou que já estava quase chegando, um outro turista falou que a gente só tinha subido um terço. Isso foi meio que uma constante em Montenegro, já que basicamente o mesmo aconteceu em Ostrog. Dessa vez, porém, a gente só subiu por uma hora.



Alguns chamam a Baía de Kotor do Fjord do mediterrâneo, mas tecnicamente é um canyon. Outros chamam a cidade de mini-Dubrovnik, o que também não é exato: apesar da arquitetura em comum, as cidades são bem diferentes. Kotor é menor, mas mais relaxada e bem menos cara.
Dava para ver que o centro histórico ainda é habitado pelos locais. Quando nós nos sentamos nas escadas de uma igreja para comer um sanduíche, vimos crianças saindo de um prédio rindo, carregando seus violinos. Uma menina pegou o celular, avisando a mãe que ela ia chgar tarde porque eles iam tomar sorvete.
Outra cidade veneziana na Baía de Kotor é Perast. Aliás, quando a República de Veneza caiu, Perast foi a última cidade a abaixar a sua bandeira. Nós pegamos o ônibus de Kotor para lá, o que era a opção mais barata, mas também tinha passeios de barco que deviam ser incríveis.
Perast tem duas ilhas, Sveti Đorđe (São Jorge) e Gospa od Škrpjela (Nossa Senhora dos Rochedos), cada uma com a sua capelinha pictoresca. Nossa Senhora dos Rochedos é a única ilha artificial do Adriático, construída em um rochedo onde dois marinheiros venezianos teriam achado um ícone de nossa senhora no século XV. Elas são bem diferentes, mas ambas valem a visita. Chegando em Perast, não vão faltar pessoas oferecendo o passeio.

E aí, a Baía de Kotor vale ou não vale a visita? Conta para a gente nos comentários.
Clique na imagem para ler mais sobre Montenegro.
Oi Julia! Tem sugestão de quantos dias passar em um roteiro Kotor + Bósnia (Mostar e Sarajevo)? Obrigada!
Oi, Beatriz, tudo bom? Se me lembro bem, eu passei duas semanas na Bósnia e em Montenegro. Sempre sou péssima para recomendar tempos, acho que tudo depende dos seus interesses.
Não sei se vou em 2016, mas depois dessas fotos tenho certeza que vou um dia!
Vai mesmo, esse lugar é lindo demais.