Volta ao Mundo em Livros: Iraque – The Corpse Exhibition

Procurar um livro para o Iraque foi mais fácil que eu imaginava. Hassan Blasim é descrito como um dos escritores vivos mais originais, e seu livro de contos The Corpse Exhibition é sugerido como uma visão local do Iraque recente.

O livro geralmente é descrito como a versão iraquiana da invasão perpetrada pelos Estados Unidos, mas ela não é central nos contos. Vemos um país que passou pela guerra do Irã, a invasão do Kuwait, a primeira invasão feita pelos EUA, sanções, a segunda invasão, uma guerra civil, o Estado Islâmico. Os personagens dos contos são jovens, a maioria não passou pelos conflitos da guerra diretamente, mas pelo colapso do Estado e pela miséria decorrente. Todos esses eventos que tem datas específicas nos livros de história se misturam em um estado eterno de desamparo.

Os contos misturam um pouco de realismo mágico com uma representação direta, quase cínica, da violência. Eles também tem algo de conto de horror. No conto que dá o título à coletânea, um culto de assassinos posiciona suas vítimas pela cidade, exibindo os cadáveres, até que eles começam a se perseguir por causa de suas diferenças artísticas. Em outro, o editor de um jornal publica as histórias de um soldado morto com o próprio nome, até enlouquecer pelos contos que continuam chegando, não se sabe de onde.

As primeiras histórias envolvem adolescentes, crescendo ali e completamente dessensibilizados para a violência. Depois eles passam a ser jornalistas, e depois refugiados na Europa, como o próprio autor, que vive na Finlândia. Os contos são bem difíceis de ler, mas eu não podia esperar algo diferente se é para tratar da situação atual do Iraque.

Deixe uma resposta