Volta ao Mundo em Livros: Jordânia – The Cry of the Dove

Quando comecei a procurar livros para representar a Jordânia, uma escritora, Fadia Faqir, pareceu super interessante. Combinando isso ao fato de que achei um livro dela, The Cry of the Dove, em .epub na biblioteca da universidade, e o livro da Jordânia foi escolhido bem rápido. 

O romance é narrado em primeira pessoa por uma jovem, Salma, que emigrou de um país do Levante. A narrativa vai e volta entre a vida dela como imigrante na Inglaterra, onde ela é chamada de Sally, e suas memórias de como ela foi parar lá, que ainda a assombram.

Salma era uma pastora de cabras em uma comunidade beduína, vivendo com os pais e o irmão. Ela engravida do namorado, Hamdan, quando é adolescente, e ele, ao ouvir falar disso, recusa-se a se casar com ela, dizendo que ela é uma puta. Como o irmão está ameaçando matá-la, a professora de Salma a leva para a prisão, o único lugar onde ela pode ficar protegida dele. Ela dá a luz na cadeia a uma menina que ela chama de Laila, que é imediatamente tirada dela, e passa anos em uma cela sem ser acusada de nada, apenas porque ela sabe que no momento em que ela sair, o irmão vai assassiná-la. Uma organização de freiras no Líbano consegue eventualmente tirá-la de lá, mandando-a para o Líbano e finalmente para a Inglaterra, mas ela continua atormentada pelas imagens da família. Não importa onde ela esteja, ela sempre imagina o irmão procurando por ela armado e Laila chamando pela mãe.

Na Inglaterra, ela tenta estudar inglês e achar um trabalho, e se torna amiga da proprietária da casa, uma Inglesa que fala com nostalgia de quando ela morava na Índia, e de uma jovem paquistanesa, também refugiada porque ela escapou de um casamento arranjado com o primo. Mas ela continua perseguida por esss duas figuras.

A trama do livro é ótima, ainda que um pouco previsível, e ele é muito bem contado, então foi um prazer de ler. Gostei muito e foi ótimo para contar um pouco sobre a Jordânia.

Deixe uma resposta