Receitas de viagem: Spaghetti alla Carbonara: o prato simplérrimo italiano que virou meme, porque Carbonara não é uma opinião

Já falei aqui algumas vezes sobre o meu amor pelo site Italians Mad at Food. Ele mostra as reações de italianos para como estrangeiros “pervertem” a sua culinária. As reações exageradas dos italianos a qualquer mudança são sempre uma fonte de humor, e uma das receitas que mais aparecem lá é a da Carbonara. Em uma das vezes, um chef italiano reagiu tão bravo com uma receita de Carbonara, que alguém perguntou “então o que é Carbonara, na sua opinião?” e ele respondeu “Carbonara não é uma opinião”.

Até hoje essa é uma das hashtags mais usadas nas redes do Italians Mad at Food: Carbonara is not an opinion. E se transformou em produtos, como a camiseta do site.

É só seguir a hashtag para ver relatos horrorizados das versões internacionais da Carbonara, e o que gringos sem noção colocam nela: alho, ervilhas, cogumelos, creme de leite, salsinha. Viralizaram na Itália vídeos de chefs vendo essas versões com pânico nos olhos.

Afinal, a Carbonara tem poucos ingredientes:

Então, aqui vai a receita original:

Ingredientes

Gemas de ovos

Guanciale (carne de bochecha de porco)

Queijo pecorino romano

Sal

Pimenta preta

Spaghetti

Como fazer:

Em uma panela, colocar água para ferver. As proporções na Itália geralmente são: 80g de massa seca por pessoa, e 1 litro de água e 10 gramas de sal para cada 100g de massa seca. É só esperar a água ferver, colocar o sal, e depois a massa, respeitando o tempo da embalagem. Nada de colocar azeite na água ou na massa pronta.

Em uma frigideira, fritar o guanciale. Essa é a parte em que a maioria das pessoas são mais tranquilas com substituição, porque guanciale não é sempre fácil de encontrar fora da Itália. Então mesmo as pessoas que ficam horrorizadas por uma substituição por pancetta dentro da Itália, fora do país aceitam até bacon. Mas o que não muda é: cortar em cubinhos ou tirinhas, e fritar. Não precisa adicionar azeite ou óleo, já que a carne geralmente tem gordura o bastante, aliás é bom fazer o oposto, e escorrer um pouco da gordura dela. Quando a massa estiver pronta, é só escorrer, e adicionar um pouquinho na frigideira com a carne.

Em uma vasilha, enquanto a massa cozinha, bater as gemas com um garfo, e misturá-las com o pecorino e a pimenta preta. É bom usar uma vasilha grande, porque quando a massa está pronta, é só colocá-la direto na vasilha para misturar tudo. Pronto.

Existem algumas variações também na Itália. Às vezes o queijo é uma mistura de Pecorino e Parmigiano. Às vezes é só com gemas, às vezes misturam gemas com ovos inteiros. Tem gente que usa um ovo por pessoa, 2 gemas, ou até 3, depende não só da pessoa, mas dos ovos. Mas fica nisso, nunca tem creme, salsinha, nem nenhuma das outras variações, e é um prato simplérrimo de fazer em casa.

Clique na imagem para ler todos os posts da Itália.

Deixe uma resposta