Receitas de Viagens: Zaalouk, a salada de berinjela defumada do Marrocos

Essa foi uma das receitas que aprendi no meu curso de culinária marroquina no Café Clock, em Fez, no Marrocos. E é uma das que eu mais faço. Embora o Tagine de Cordeiro com frutas secas seja maravilhoso, ele dá mais trabalho, e essa saladinha é algo fácil que eu posso levar para a faculdade para comer entre aulas. Também é uma entrada que sempre impressiona quando eu tenho convidados, fresca, mas picantezinha.

Ingredientes:

1 berinjela média

1 pimentão

1 pacote de tomate cereja

1 dente de alho

Salsinha e coentro a gosto

Sal

Pimenta preta

Gengibre em pó

Cúrcuma em pó

Como fazer

A receita começa com a berinjela e o pimentão, que são colocados diretamente no fogo. É só espetar um garfo em cada um, para ficar mais fácil virá-los, e colocá-los diretamente lá. E depois é ter paciência, porque não é um processo rápido. Na verdade, quando os dois legumes estiverem completamente pretos, com a pele saindo, e parecerem queimados, aí é que estão prontos.

Tire os dois do fogo, parta a berinjela ao meio, e espere que eles esfriem. Se eles estiverem cozidos corretamente, a pele do pimentão vai sair facilmente. Aí só cortar o talo, tirar as sementes, e partir o resto do pimentão em tiras. A berinjela é ainda mais fácil: dá para tirar o interior dela com uma colher. Depois é só colocar o interior em uma vasilha, e espremer o conteúdo com as mãos ou com um garfo. Tem gente que usa um processador de alimentos, mas acho que a textura da berinjela é parte da graça do prato, e prefiro assim.

Em uma vasilha, misture os ingredientes básicos da comida marroquina: sal, pimenta preta, cúrcuma e gengibre em pó, um dente de alho picado, e salsinha e coentro a gosto. A gente adiciona essa mistura à berinjela e ao pimentão. Por último, a gente adiciona os tomates frescos. Quando eu vi esa receita em outros lugares, eles cozinham tudo junto mais um pouco, para que fique com uma textura de pastinha. Mas no curso de culinária que fiz, nossa professora, Soued, disse que preferia essa variante com tomates frescos para adicionar mais textura. Já tentei ambas, e também gosto mais dessa versão com tomates frescos.

Versão do nosso curso de culinária, acompanhada de Harira, uma sopa de lentilhas e grão de bico

Deixe uma resposta