11 Pratos Típicos para provar em Madrid

Continuando com nossos pratos típicos de regiões diferentes da Espanha, dessa vez com pratos da capital, Madrid, e das montanhas nas regiões.

Gazpacho 

Crédito: wikicommons

Gazpacho é um dos grandes clássicos da comida espanhola, uma sopa fria de tomate com azeite. Ela é imperdível nos meses quentes, mas pode ser encontrada o ano inteiro, e costuma ser uma opção em bares de tapas.

Tortilla

Crédito: wikicommons

Outro fundamental para comer na Espanha, a famosa “omelete” com cebola e batata. Ela tem inúmeras variações em Madrid, às vezes incluindo ingredientes como pimentão, espinafre, linguiça, etc. Ela pode ser ser servida quente ou fria, como tapa, ou como a parte principal da refeição, acompanhando uma bebida ou em um sanduíche. Variedade é que não falta, realmente, então é um prato bom de provar até mais de uma vez.

Cocido madrilenho

Crédito: wikicommons

O “cozido madrilenho” é um prato de inverno que geralmente é servido em três partes diferentes; uma sopa grossa, que pode ter um pouco de macarrão, grão-de-bico e legumes, e finalmente a carne.

Callos a la madrileña

Crédito: wikicommons

Tripas limpas e preparadas em um cozido com molho de tomate, batatas, grão de bico, carne, temperos, cebola e salsinha. Esse prato pode parecer “exótico” agora que tripas são bem pouco comuns, mas ele é comido em Madrid desde o século XVI.

Bocadillos de calamares

Crédito: wikicommons

Para os fãs de frutos do mar, esses sanduíches recheados com Lula empanada.

Gallinejas

Se você viu o nome e pensou “galinha” então que bom, não fui só eu que me enganei com esse falso amigo. Mas por algum motivo esse prato, apesar do nome, é feito principalmente com tripas de cordeiro. Ele era segundo a lenda um prato dos mais pobres de Madrid, que comiam o que era descartado nos açougues, mas tem um gosto muito particular, e por isso hoje tem foodies que procuram uma autêntica Gallineja por Madrid. É difícil de encontrar porque ele não é simples de preparar, mas tem fama de valer a pena.

Cochinillo

Prato feito com um leitão de 2 ou 3 semanas de idade, típico das montanhas ao redor de Madrid, principalmente de Segovia, onde sua preparação ainda é objeto de um festival.

Churro

Claro, já tava faltando algo de doce na lista. Os churros são um dos doces mais populares da Espanha, e aparecem acompanhando refeições, do lado de um cafezinho, ou como sobremesa mesmo. Ele também tem uma versão maior, mais aerada, que se chama “porra”. Pois é. Os cartazes de “porras con chocolate” na Espanha despertaram meu lado 12 anos de apontar e dar risadinhas, mas vale a pena tentar conter o riso um pouquinho e provar. O lugar mais famoso para prová-los é a tradicional, Chocolatería San Ginés, mas eles também frequentemente vem acompanhando pratos, então é difícil sair de Madrid sem provar um.

Huevos Estrellados or Huevos Rotos

Outro prato de ovos com batatas típico de Madrid, esse é feito com ovos preparados em uma frigideira com batatas e linguiça chorizo ou presunto espanhol. Pode ser encontrado na maioria dos bares de Madrid, mas o lugar mais famoso por eles é a Casa Lucio.

Caracoles a la Madrilena

Mais associados com os escargots franceses, a prática de comer caracóis na verdade vem da época romana, e é comum também no vizinho Marrocos. Em Madrid, eles são frequentemente servidos como um tapa, com um molho especial.

Orejas a la Plancha

Outra das comidas típicas de Madrid é aorelha de porco grelhada, geralmente servida com molho de tomate e limão.

Clique nas fotos para ler mais posts sobre a Espanha

Deixe uma resposta