Volta ao Mundo em Filmes – Camarões: O Presidente

Por aqui de vez em quando aparecem livros e filmes banidos em seus países de origem. É mais uma vez o caso, com o filme de Camarões, O Presidente, de Jean-Marie Bekolo, que foi banido dos cinemas de Yaoundé em 2013, na época do lançamento, e só foi mostrado no país uma vez.

O filme é um falso documentário, e conta a história do presidente de um país africano que desaparece alguns dias antes das eleições, mergulhando o país no caos. Uma equipe de televisão acompanha a história, e entrevista pessoas nas ruas da capital, Yaoundé. A população nas ruas é diversa, jovem, e cansada do ditador, e diz isso sem meias palavras. Com o presidente desaparecido, conversar começam a brotar em todo canto do país, intelectuais começam a pensar no futuro, e prisioneiros políticos debatem os próximos passos.

O presidente em questão, Aladji (Gerard Essomba), está no poder há quarenta e dois anos – e qualquer semelhança com Paul Biya, presidente de Camarões desde 1982, obviamente não é uma coincidência. E explica porque ele não queria o filme no país. Aladji aparece no filme passando o tempo com seu motorista e guarda-costas, atravessando ao país ao mesmo tempo em que trava diálogos imaginados com sua falecida esposa, a vice-presidente do país, um prisioneiro político, em expert da constituição, e o rapper Valsero, um músico e defensor de direitos humanos de Camarões que interpreta a si mesmo no filme.

O filme é baseado em “139… The last predators”, um filme de Camarões com temática parecida, feito em 2013 por Richard Djimili, e que mostra um presidente no poder há 139 anos. Depois que o filme foi lançado, o diretor foi seqüestrado e torturado, e Bekolo fez seu próprio filme em homenagem a ele. O Presidente é muito interessante e provocativo, e achei que foi uma ótima entrada para Camarões.

Deixe uma resposta