Volta ao Mundo em Filmes – Gâmbia: Mariama la Tariko

A Gâmbia foi um daqueles países para os quais é muito difícil encontrar um filme. Um longa nunca foi produzido no país. Por isso, eu acabei ficando com um média metragem, um filme de 45 minutos chamado Mariama La Tariko, dirigido por Botto S. Bojang, Isatou Keita, Binta Manjang, Etu Ndow, Christian Weinert.

O filme conta a história de uma menina de 15 anos, Mariama. Ela é a melhor estudante da pequena vila onde ela mora, e os pais esperam que ela possa um dia estudar nos Estados Unidos, mas os planos vão por água abaixo quando ela é atacada pelo seu professor, e engravida dele.

Não consegui achar muitas informações sobre o filme, mas no início aparece escrito que ele foi pensado para ser exibido em escolas, e falar sobre um tema que ainda é tabu na Gâmbia. Isso aparece muito no filme, e dá para ver que ele quer quebrar preconceitos como o de que uma adolescente que engravida é porque não se cuidou, ou que você não pode engravidar da primeira vez que faz sexo.

É legal que exista um filme da Gâmbia, e também achei legal ouvir a língua local, o Wolof. Mas achei que o filme realmente não vai muito além de tentar quebrar esses tabus, e não desenvolve muito os personagens. Mesmo a Mariama, já que a gente descobre pouco sobre ela além do fato que ela era boa aluna. Mas ele também tem a vantagem da praticidade, já que está disponível no YouTube, e graças a ele, pelo menos a gente tem algo que represente a Gâmbia.

Deixe uma resposta