Volta ao Mundo em Filmes – Andorra: No pronunciarás el nombre de Dios en vano

Já falei mais de uma vez que os micro-estados tendem a ser difíceis. Chegou a vez de Andorra, um país entre a França e a Espanha, com 77 mil habitantes e 450 mil km quadrados, aproximadamente o tamanho da cidade de Goiânia, e eu já imaginei que não ia ter muita oferta online. Realmente não achei muitos filmes, mas um deles, o curta No Pronunciarás el Nombre de Dios en Vano, de Josep Guirao, de 1999, estava disponível no Youtube, o que ajudou bem a conseguir um filme para Andorra.

O filme se passa em 2046, e um gangster está questionando vários religiosos sobre como reconhecer um messias verdadeiro. Eles debatem a questão, dando exemplos de várias pessoas ao longo da história que clamaram ser messias, e alguns inclusive que tiveram amplo reconhecimento em suas épocas. Eventualmente, a gente descobre que esse gangster também capturou um adversário, Emmanuel, que diz ser um messias e filho de deus.

Difícil falar muito sobre esse filme. No começo, pensei que a discussão ia se relacionar mais com a história do país. Eles tinham um representante Cristão, um Muçulmano e um Judeu, e pensei logo em como tanto muçulmanos e judeus foram expulsos da península ibérica no processo da “Reconquista”. Mas depois o filme não faz muitas referências históricas, e, exceto pelo áudio em catalão, ele poderia se passar em qualquer país. Talvez as referências tenham sido sutis, e eu tenha perdido por não conhecer a cultura local.

Tendo em vista todas as dificuldades que tive para achar filmes de micro-países, achei legal que temos um representante de Andorra, que esse filme existe e tá disponível online. Mas confesso que não aprendi nada sobre o país por ele.

Deixe uma resposta