8 Idéias de Day Trips para visitar a partir de Praga

Praga é uma das cidades mais famosas da Europa, e não há falta do que fazer por lá. Mas ela também é bem conectada por trens e ônibus, e no centro de um país pequeno – ou seja, também é uma ótima base para conhecer mais do país. Então algumas sugestões para quem quer ler mais sobre lugares para visitar em bates e volta a partir de Praga

Kutna Hora

Kutná Hora é um dos day-trips mais populares de Praga, principalmente pelo motivo macabro do ossuário de Sedlec, em que um artista local resolveu ser criativo com os ossos de 40 mil pessoas. Mas o centro da cidade também é lindo, com suas igrejas em Art Nouveau e lugares históricos.

Leia mais: Ossos e Prata em Kutná Hora

Como chegar: A estação de trem de Kutná Hora é perto do ossuário e longe do centro histórico, enquanto a estação de ônibus é o oposto, e o transporte público não é muito freqüente. 

Terezín

Terezín é um dos lugares mais impactantes que a gente pode visitar na República Tcheca. A cidadela foi usada como fortaleza e como prisão, mas ficou tristemente famosa durante a Segunda Guerra como campo de concentração. Os nazistas fizeram propaganda da cidade como uma “cidade-modelo” onde os judeus poderiam viver separados de outras populações, e chegaram a convidar a Cruz Vermelha para inspecionar, e mostraram desenhos feitos pelas crianças de Terezín como “prova” das condições de vida. Na verdade, o campo era superlotado e faltava comida, e mais de 33 mil pessoas morreram de fome, doenças, hipotermia e assassinadas pelos oficiais. Muitos mais foram transferidos de lá para campos de extermínio.

Leia mais: Eu me fiz bela para você: o campo de concentração propaganda de Terezín

Como chegar: Hoje o campo pode ser visitado facilmente a partir de Praga. O trajeto pode ser feito de ônibus, que parte da plataforma 7 da estação Praha Holešovice. O ônibus para na Fortaleza Pequena, e o nome da parada é Bioveta. O ingresso combinado para a Fortaleza Grande, a Pequena e os alojamentos em Magdeburg custa 215 coroas tchecas para adultos e 165 para estudantes. O bilhete inclui um tour com guia.

Český Krumlov

Se você quer visitar uma cidadezinha fofa com um centro compacto que parece tirada de um conto de fadas, Český Krumlov é o destino perfeito. A cidade tem um castelo enorme, com histórias de terror e ursos sendo mantidos no fosso, e vista para a cidade.

Leia mais: Český Krumlov, contos de fadas e histórias de terror

Como chegar: Český Krumlov fica a 180 km de Praga, ou cerca de três horas de ônibus para cada lado. Dá para ir como day-trip, mas eu acho que vale ainda mais a pena ficar uma noite, ou parar na cidade entre Praga e Viena. A cidade merece.

Chegar lá de ônibus é mais rápido e prático que de trem. Recomendo a empresa Student Agency, que é conhecida por ter bons preços, televisão atrás de todas as poltronas com vários filmes e servir bebidas quentes incluídas. Qualquer viagem de trem na República Tcheca tem descontos para grupos, mas não existem trens diretos e tem que fazer baldeação em Český Budejovice.

Karlovy Vary

Quando eu fui para Karlovy Vary, só sabia que a cidade era conhecida como uma antiga estância termal. Ou seja, se você já leu algum livro do século 19 em que as pessoas têm que ir para uma cidadezinha da Alemanha ou da Tchéquia para fazer um tratamento de águas, você vai se sentir dentro dessa história. A atração da cidade é comprar uma canequinha cuja alça funciona como canudo (e que depois serve como souvenir) e sair provando águas diferentes.

Leia mais: Karlovy Vary, cidade das águas que curam na Tchéquia

Como chegar em Karlovy Vary: A cidade é acessível a partir de Praga de trem ou ônibus, os ônibus são mais práticos e demoram menos, mas os trens têm descontos para grupos. A viagem leva em torno duas horas e custa em torno de 150 coroas tchecas em cada direção. Também é um day trip popular para quem está em Dresden, na Alemanha.

České Budějovice

Perto de Český Krumlov fica outra cidade que parece tirada de um conto de fadas, České Budějovice, conhecida pela sua enorme praça do renascimento e por ser a origem da cerveja Budvar – que depois ficou famosa na versão estadunidense piorada: Budweiser.

Como chegar: A cidade é acessível de trem ou ônibus. Se você quiser ir de trem para Český Krumlov, tem que fazer baldeação em Český Budejovice, e é bem fácil conhecer as duas na mesma viagem.

Castelo Karlštejn

Crédito: wiki commons

Construído em 1348, o Castelo de Karlštejn é um dos mais famosos da Tchéquia. Ele também é uma atração muito popular, e fica lotado nos finais de semana. Para entrar no Castelo, é preciso fazer parte de um tour guiado, que é melhor reservar com antecedência.

Como chegar: o Castelo fica a apenas 40 minutos de Praga, e é acessível de trem.

Brno

Crédito: wiki commons

A capital da região da Moravia, conhecida como uma cidade estudantil cheia de cafés e atrações, inclusive a Vila Tugendhat, patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Como chegar: Brno fica a 2 horas de trem de Praga.

Olomouc

Crédito: wikicommons

Olomouc é uma cidade pequena, mas que ganhou fama como uma jóia desconhecida na Tchéquia. O Lonely Planet fez muito para alardear a cidade como o melhor destino que só os locais conhecem, e ajuda que eles tem patrimônios da UNESCO para chamar de seus.

Como chegar: Olomouc fica a 2 horas e meia de trem de Praga, ou cerca de três horas de ônibus.

Deixe uma resposta