Volta ao Mundo em Filmes: República Dominicana – Dólares de Areia

Na hora de procurar um filme para a República Dominicana, teve um que logo me chamou a atenção: Dólares de Areia (Sand Dollars), de  Laura Amelia Guzmán e Israel Cárdenas.

O filme começa com uma conversa entre Noeli (Yanet Mojica), uma jovem negra da República Dominicana, e um turista europeu, seu amante, que está voltando para a Europa. Poucos minutos depois a gente já conhece outra relação de Noeli, uma turista francesa chamada Anne (Geraldine Chaplin). Ela está completamente apaixonada por Noeli, embora reconheça que a dominicana, muito mais jovem, só está com ela pelo dinheiro e pela esperança que Anne a leve para a Europa.

Quando Anne não está com Noeli, ela passa os dias em um hotel de luxo, praticamente vazio, entre outros “expats” – a maioria dos quais também está no país por turismo sexual. Noeli, por sua vez, passa os dias com seu namorado, e nós logo descobrimos que ela está grávida. Como ele se recusa a assumir a responsabilidade pelo filho, Noeli se vê sempre voltando aos seus clientes estrangeiros.

E nesse ponto a situação poderia parecer muito óbvia, é uma transação, Anne procura Noeli pela sua juventude, talvez por ela ser uma jovem “exótica”, e Noeli está com Anne pelo dinheiro. Mas o filme evita conclusões tão simples por causa das duas atrizes principais, que conseguem mostrar tanta química, tanta calma na presença uma da outra, que a relação entre elas se torna mais do que parece à primeira vista.

Também gostei de como o filme nos mostra a perspectiva das duas sobre a ilha. Para a Anne é um paraíso tropical, e ela quer levar Noeli para a França para satisfazê-la, mas diz confiante aos amigos que ela logo vai querer voltar, que o clima na França é péssimo. E a Noeli tá preocupada com tudo menos o clima, especialmente depois que ela tem um acidente de moto, e as pessoas que a encontram caída na estrada param para roubar a sua carteira e vão embora.

O filme foi baseado em um romance escrito por Jean-Noel Pancrazi. A maior adaptação para a tela foi que o livro originalmente contava o romance entre dois homens, mas ele foi alterado porque a Geraldine Chaplin manifestou interesse pelo filme. Já Yanet Mojica, a outra atriz, foi selecionada porque a vida dela parecia com as experiências da personagem. Já falei que as atrizes fizeram o filme, então, para mim, foi uma decisão ótima. O filme é muito bom, e curti muito a escolha para a República Dominicana.

Deixe uma resposta