Volta ao Mundo em Livros: Ucrânia – The House with the Stained-Glass Window

Tinha muitas escolhas que pareciam promissoras para a Ucrânia. Há uns anos eu tinha lido Fieldwork in Ukrainian Sex, de Oksana Zabuzhko, chamado de o livro mais influente publicado na Ucrânia depois da queda da União Soviética, e gostei tanto que pensei em relê-lo. Mas também tinha outros que eu queria ler, como Carbide, de Andriy Lyubka; Voroshilovgrad, de Serhiy Zhadan, ou The Cathedral, de Oles Honchar. E como raramente consigo resistir às palavras “uma saga familiar que conta a história de uma cidade”, acabei com The House with the Stained-Glass Window, de Żanna Słoniowska.

Nesse romance, a cidade em questão foi Lviv, o que foi outro fator que me fez querer lê-lo, já que a cidade está no topo da lista dos lugares que eu quero visitar. O romance passa por quatro gerações de mulheres de uma família.

O romance começa com o enterro de Marianna, cantora de ópera e ativista pela independência da Ucrânia, o que ninguém na família entende, porque eles nunca se consideraram ucranianos. Quando a bisavó da narradora nasceu, a cidade era parte do Império Austro-Húngaro, quando a avó dela, Aba, cresce, ela faz parte da Polônia do pós guerra, Marianna cresce na Ucrânia soviética, e finalmente, a narradora cresce na Ucrânia pós-independência. Tudo isso, claro, sem sair da casa da família, a tal casa com o vitral do título. A mudança também aparece no nome da cidade, que passa pelo polonês Lwów e pelo russo Lvov, e chega no ucrâniano Lviv nos últimos capítulos.

Infelizmente, confesso que foi um livro que não me pegou. A idéia e a descrição da caridade me interesseram, mas fora isso, ele não parece muito desenvolvido, e o livro parece pular muito de plano para plano, sem focar muito em nada. Recomendaria mais o Fieldwork in Ukrainian Sex, ou eu tentaria ler algum outro do país, o que espero poder fazer em breve.

Deixe uma resposta