Como viajar de trem pela antiga União Soviética

Às vezes faz sentido agrupar os quinze países da ex-União Soviética. Eles ainda tem infra-estrutura em comum. Quando a gente fala sobre trens, eles costumam ter ainda bastante em comum, e por isso resolvi fazer esse post.

As viagens de trem na antiga União Soviética costumavam ser longas. Por isso, os trens são organizados em leitos. Na maioria dos vagões, eles tem beliches, e a cama de cima fica dobrada. Você pode deixar as camas de cima dobradas, e todo mundo pode sentar na parte debaixo, mas os locais estão acostumados a deitar durante as viagens, e podem te pedir para abrir as camas. Se a viagem for longa e você quiser dormir, também pode pagar por lençóis limpos. Geralmente você pode pagar na hora da compra do bilhete ou dentro do trem, e costuma ser bem em conta.

Normalmente, os trens são divididos em três classes. A primeira classe é o spalny vagon (também chamado em alguns países de “myagky” or “lyux”, vagão de luxo), com dois leitos. Geralmente você paga pela cabine, então tem que pagar pelos dois leitos se estiver viajando sozinho. Os banheiros ficam no final do corredor. Os trens mais novos também costumam ter cabines para duas pessoas com banheiro com chuveiro.

Depois tem a segunda classe, ou kupé, com quatro leitos. As cabines tem o mesmo tamanho da cabine de primeira classe, mas com dois beliches ao invés de duas camas simples.

Finalmente, tem a terceira classe, ou Platskartny, o vagão aberto. Ele não é dividido em cabines, e tem 54 leitos, arranjados em compartimentos de quatro, com mais dois leitos no corredor. O platskartny é bem controverso entre viajantes. Alguns vão te dizer que ele é desconfortável, barulhento e lotado, e outras pessoas vão te dizer que é uma experiência incrível, sociável, onde você vai vai ter um contato com os locais que geralmente é difícil. Eu sou uma fã de carteirinha, não só acho divertido, como mais seguro para uma mulher viajando sozinha. Se vou dormir em um trem noturno, prefiro que seja com 53 estranhos do que com 3. Mas realmente acho que é melhor evitar os leitos do corredor se você acorda fácil, porque todo mundo andando pelo vagão passa perto de você.

Em cada vagão, tem sempre um atendente, um “provodnik” ou uma “provodnitsa”. Eles checam os bilhetes antes que você entre no vagão, e geralmente você precisa mostrar o passaporte, mesmo em jornadas domésticas. Na maioria dos trens não é preciso imprimir o bilhete, porque eles já tem os seus dados, mas o processo é bem mais fácil se você lembrar o número do seu leito. Eles também servem chá durante a viagem, que geralmente é super barato. No final de cada vagão, também costuma ter água quente disponível, então você pode levar seu próprio chá, ou cup noodles.

Deixe uma resposta