Volta ao Mundo em Livros: Kiribati – Teaote and the Wall

Eu já falei aqui várias vezes, mas as ilhas do Pacífico geralmente são os países para os quais eu tenho mais dificuldade em encontrar livros e filmes. A pequena nação de Kiribati não foi excessão. Eles tem 33 ilhas, e apenas cerca de 120 mil pessoas. Além disso, o motivo pelo qual eles são mais conhecidos internacionalmente é um bem triste: é um dos países que pode sumir completamente graças às mudanças climáticas. Então, quando eu consegui um livro de lá, recomendação da Camila Navarro, eu não fiquei surpresa em ver que o tema era justamente as mudanças climáticas.

Teaote and the Wall, de Marita Davies, é um livro infantil sobre uma mulher, Teaote, tentando construir um muro para proteger sua casa do mar. Não é só ela, a vila inteira se preocupa com a forma como o mar tem avançado sobre as casas, já que, como a gente sabe, as mudanças climáticas já estão aqui. O livro também tem um projeto gráfico muito bonito, e eu gostei muito das ilustrações.

Segundo a autora, ela queria escrever sobre as mudanças climáticas, e como elas já são uma realidade nas ilhas de Kiribati, mas ela também queria escrever sobre resiliência, pensamento positivo, e a força da comunidade. Apesar das previsões, ela acredita que há esperança, e no mundo da ansiedade climática, foi bom ler isso. Ele também é, com isso, um dos poucos livros que eu li em todo o projeto que são positivos e alegres, tentando não focar nos lados mais trágicos de um país. Escrevi pouquinho porque é um livro curto, com pouco mais de vinte páginas, mas gostei de ter lido algo tão diferente para Kiribati, que trata de um tema moderno, mas em um livro para crianças, algo que aparece pela primeira vez no projeto.

Deixe uma resposta