Quatro templos, três religiões, e como eles contam a história diversa de Grodno

Eu acho que sempre começo os posts sobre cidades belarussas escrevendo o nome delas em várias línguas. Mas faz sentido em um país com duas línguas oficiais, russo e belarusso, com cidades perto da fronteira em que várias outras, como lituano e polonês, são comuns, e com uma histórica população judaica que falava ídiche. Pois bem, a cidade da vez é Grodno, em russo Гродно (transliterado como Grodno ou Hrodno), em belarusso Гродна (transliterado como Grodna ou Hrodna), em polonês Grodno, em íidiche גראָדנע‎, (transliterado como Grodne), em lituano Gardinas e em letão Grodņa. 

Ela é uma dessas cidades multiculturais, a apenas 15 km da fronteira com a Polônia e 30 km da fronteira com a Lituânia, e com muitos habitantes que falam essas línguas ou que tem família dos dois lados da fronteira. E eu também vi isso muito passeando pela cidade, como alguns lugares são mais associados com um dos povos e línguas que passaram pela história de Grodno. Então esse post vai falar um pouco de quatro templos, de três religiões diferentes, e como eles contam a história desses povos.

Começando pela igreja mais antiga da cidade, a Kaloja de São Boris e Gleb. Ela foi construída no século XII, e é um dos templos mais antigos em funcionamento em Belarus. Ela também é um exemplo único da arquitetura religiosa da época. A catedral é famosa pela acústica, por causa dos azulejos do lado de dentro.

Um dos lugares religiosos para os católicos é a Catedral Jesuíta, construída em 1678, quando a cidade de Grodno era parte da Comunidade Polaca-Lituana. Por essa história, ela ainda é um lugar muito importante para a comunidade polonesa da cidade. Algo que eu notei é que em geral as catedrais católicas tinham sinais em belarusso e polonês, mas não em russo, que é a língua mais falada em Belarus. Durante a época soviética, ela foi usada como museu e casa de concertos, mas ela continuou sendo usada pela população local, que se encontrava lá para rezar.

Em Grodno, também fica uma das sinagogas mais antigas da Europa Oriental, a Sinagoga Coral, construída no século XVI como um prédio de madeira. Ele queimou em um incêndio no início do século XX, e foi substituído pelo atual, construído em estilo neoislâmico. 

Antes do Holocausto, mais de vinte mil judeus viviam em Grodno, cerca de 50% da população da cidade. Eles construíram mais de cem escolas, inclusive 5 escolas primárias para meninas, em uma época em que a educação feminina ainda não era comum.Grodno era considerada uma das capitais judaicas da Europa, e era conhecida pela atmosfera cultural. Entre os frequentadores da Sinagoga, estavam o artista Leon Bakst e L. L. Zamenhof, inventor do esperanto.

Quando os nazistas invadiram Belarus, eles criaram dois guetos em Grodno, onde a população judia era forçada a viver em condições extremas, até que fossem deportados para campos de extermínio como Auschwitz e Treblinka. Hoje, na entrada do gueto número 1, uma placa foi colocada para lembrar dessa tragédia.

Hoje, a Sinagoga Coral foi restaurada, e ela abriga um Museu Judaico. Eu gostei muito da visita, porque o museu foca na vida de cidadãos comuns de Grodno, contando as histórias de dezenas de pessoas. Infelizmente, as informações estavam apenas em russo, mas o museu custava apenas 2 rublos belarussos, e valia a pena.

Se você acha que a Kaloja não é bem o estilo estereótipo das igrejas ortodoxas russas, Grodno também tem uma Igreja de São Basílio, construída no estilo que em inglês eles chamam de Russian Revival, Neorussian, Pseudo-Russian ou Russian Byzantine. Isso porque esse estilo vem mais de românticos do século XIX do que do passado russo. Essa igreja foi construída em 1904, na época do Império Russo.

Eu comecei o post com os muitos nomes de Grodno, em várias línguas que passaram por lé e marcaram a cidade, e queria contar como isso também se vê nos templos: quando eu procurei por mais informações sobre eles, achei sobre os templos ortodoxos em russo, sobre a catedral em belarusso e polonês, e sobre a sinagoga em inglês, russo e hebraico.

Um monumento duplo para duas igrejas que existiam nesse lugar, uma católica e uma ortodoxa, com suas cruzes diferentes.

Tem mais para ver em Grodno, então não perca os posts sobre os museus excêntricos da cidade, e o itinerário pelo centro de Grodno.

Leia mais posts sobre Belarus

Deixe uma resposta