Volta ao Mundo em Filmes: Nigéria – Eyimofe, This is My Desire

Nessa lista, aparecem muitos filmes independentes, às vezes porque são os únicos disponíveis de um certo país, às vezes por questão de preferência mesmo. Na vez da Nigéria, eu procurei por filmes de Nollywood, a terceira maior indústria cinematográfica do mundo, atrás de Bollywood a Hollywood, mas acabei com um filme independente mais uma vez. O filme escolhido foi Eyimofe, This is My Desire, de Chuko Esiri.

O filme é composto de duas partes: Espanha e Itália, e eles se referem aos lugares dos sonhos dos dois personagens principais, Mofe e Rosa. Mofe trabalha em uma fábrica, e ele tenta guardar tudo que ganha para comprar uma passagem e conseguir um visto para a Espanha. Ele mora com a irmã e os dois sobrinhos em um apartamento minúsculo. Enquanto isso, Rosa quer comprar uma passagem para a Itália para ela e para a sua irmã mais nova, que está grávida. Todos os dois sabem que não tem chance de conseguir um visto pelas vias oficiais, e eles gastam muito dinheiro comprando papéis falsos para assegurar esse sonho.

Os protagonistas cruzam caminhos em Lagos, e ambas as suas histórias saem do caminho por causa de tragédias pessoais. Mas eles mal tem tempo de processar o que acontece, porque as contas continuam chegando, e eles parecem mais longe do objetivo do que eles estavam no início.

É difícil contar mais sobre o filme sem revelar demais, então vou só falar que ele consegue mostrar lados diferentes da cidade de Lagos, deixando claro que parte da cidade é pouco mais acessível para Mofe e Rosa do que a Europa. Eles mostram uma Nigéria em que a vida diária é massacrante, e em que conseguir mudá-la, seja emigrando ou dentro do país, parece um sonho inalcançável. É um filme bem triste, mas que me curti muito como a minha escolha para a Nigéria.

Deixe uma resposta