Volta ao Mundo em Livros: Butão – The Circle of Karma

Na hora de procurar um romance para ler sobre o Butão, a recomendação que mais apareceu foi a do primeiro livro publicado em inglês por uma mulher do pais: The Circle of Karma, de Kunzang Choden.

O romance segue Tsomo, a primeira filha em uma família de 12 filhos. Quando ela nasceu, o horóscopo dizia que ela seria irrequieta, que ela viajaria muito, e a mãe dela achou bem estranho quando descobriu que esperava uma filha. Para onde uma menina viajaria? 

Na família onde Tsomo cresce, mulheres não recebem uma educação, e devem aprender a cuidar da casa. Para ela, é uma armadilha: os homens podem, por meio de uma educação, melhorar seu karma e renascer em uma posição melhor na próxima vida. As mulheres, de acordo com esse sistema, já tem um karma pior, por isso nasceram mulheres, e não podem melhorá-lo. E não é a única forma de preconceito que a personagem sofre durante o livro, nós vemos como a sociedade discrimina mães solteiras, como violência contra a mulher é naturalizada, e como os médicos a ignoram quando ela fica doente.

Ao longo do livro, o interesse da Tsomo em religião pode ser um pouco frustrante – o conceito de karma, nesse livro em particular, parece levar a muito conformismo – mas também leva a muitas descrições de rituais nos países pelos quais Tsomo viaja, o que é um dos pontos altos do romance.

Foi um livro bem interessante e definitivamente deu para aprender um pouquinho sobre o Butão, especialmente sobre a situação das mulheres. Acho que às vezes as pessoas tem um estereótipo de budistas como sendo super pacíficos, não violentos, e o livro também quebra um pouco esses estereótipos. Por tudo, foi uma boa leitura para representar o país.

Deixe uma resposta