8 Pratos Típicos para Provar na Polônia

Eu sempre tento provar a comida local quando eu viajo, e para isso, sempre pesquiso quais são os pratos mais famosos de cada país. Então aqui vai um pouquinho do que achei sobre a Polônia, onde achei a comida surpreendentemente deliciosa, sempre barata e bem feita – especialmente se você gosta de carne. Nas grandes cidades, a gente acha de tudo, mas a culinária tradicional ainda é muito baseada em porco.

Pierogi

Pierogui são dumplings de origem eslava, considerados pratos nacionais da Polônia, da Ucrânia e da Rússia (mas nos últimos eles são chamados de Vareniki, e pierogi é uma torta!). Recheios tradicionais incluem frutas sazonais, batata, sauerkrat, carne, queijo ou cogumelos. Eles costumam ser servidos com manteiga, cebola ou smetana, um creme amarguinho à base de leite.

Golabki

Crédito: wikicommons

Golabki é são folhas de repolho cozidas com recheio de carne moída e cebolas, que também é comum em toda a região.

Bigos

Crédito: wikicommons

Bigos é conhecido como o ensopado dos caçadores, feito com vários tipos de carne, sauerkraut e repolho fresco.

Kotlet Schabowy

Crédito: wikicommons

Kotlet Schabowy é um prato de carne à milanesa, mas com uma camada bem mais espessa de farinha e pão, e geralmente servido com batatas e beterraba, ou cebolas e ervilhas.

Kotlet Mielony

Também um prato de carne, as Kotlet Mielony são um tipo de almôndegas, geralmente comidas com batatas ou com salada.

Gulasz

Outro prato comum por toda a Europa central, embora seja mais conhecido pela versão húngara. Na Polônia, além de ter carne, molho de pimentão, cenouras, cebolas e muita páprika, ele também costuma ter cogumelos.

Kluski śląskie

Crédito: wikicommons

A versão de dumplings comuns na Silésia, feitos com batatas e geralmente comidos com bife e com um molho de carne.

Zapierkanka

Sanduíches abertos, geralmente com cogumelos, queijo e ketchup. Ele é associado com a austeridade dos tempos comunistas, mas ainda é fácil de achar por toda a Polônia, especialmente no bairor judeu de Cracóvia.

Clique na imagem para ler mais sobre a Polônia

Ou para ler mais posts sobre a Segunda Guerra.

Deixe uma resposta