Passeios por Roma para quem se interessa pelo Império Romano

Para quem se interessa pelo Império Romano, Roma é um lugar riquíssimo (embora longe de ser o único, e a gente aqui tem sugestões de viagens em três continentes). Tem lugares que fazem parte de qualquer itinerário por Roma, como o Coliseu, o Fórum Romano e o Pantheon. Mas, por isso mesmo, vamos deixar esses de lado e nos concentrar em alguns lugares menos óbvios, mas que vão maravilhar quem se interessa por esse período histórico. 

Termas de Caracalla

As Termas de Caracalla são antigos banhos romanos, mas dizer isso explica pouco o que elas realmente eram. Para os antigos romanos, banhos não eram só um lugar de higiene, mas de socialização, de ser visto, de discutir política. E todo verão, elas abrigam um famoso festival de ópera.

Leia mais: Assistindo uma Ópera nas Termas de Caracalla

Piazza del Popolo

A Piazza del Popolo fica do lado do antigo muro que cercava Roma antiga, e de uma das portas principais de entrada na cidade, a Porta Flaminia. Ele tem sua aparência atual por causa de uma reforma feita por Bernini.

Ela foi por séculos o primeiro lugar que visitantes viam chegando em Roma. Do lado da porta, fica a Basílica de Santa Maria del Popolo, com obras de Caravaggio, Rafael e Bernini, que hoje em dia é uma atração por si própria.

Leia mais: 13 Praças para Visitar em Roma

Largo di Torre Argentina

Essa é uma praça romana com as ruínas de quatro templos antigos e o Teatro Pompéia. Em 1927, essa área seria destruída, até que essas ruínas foram descobertas. Foi no Teatro Pompéia que Júlio César foi assassinado, e por isso ela foi preservada.

Hoje, a praça ainda tem a curiosidade de ser um santuário para gatos, onde gatos de rua são cuidados por voluntários.

Leia mais:

13 Praças para Visitar em Roma

Termas de Diocleciano e Palazzo Massimo alle Terme

As Termas de Diocleciano não eram somente um lugar de banhos, mas um enorme complexo com bibliotecas, jardins e salas de concertos. Também era crucial para a vida social romana. Já o Palácio tem uma importante coleção de arte clássica, com esculturas gregas e paredes cobertas de afrescos. Alguns dos afrescos, segundo a tradição, foram tirados da Casa de Lívia, a esposa do imperador Augusto. Hoje, ambos podem são parte do Museu Nacional Romano, e podem ser visitados com o mesmo bilhete.

Leia mais: Os Palácios e Termas do Museu Nacional Romano

Via Appia Antica

A Estrada da Via Appia começou a ser construída em 312 antes de nossa era, ainda na época da República Romana. Hoje, ela é cheia de atrações, como igrejas, catacumbas e ruínas romanas, e explorá-la é um passeio imperdível na cidade.

Leia mais: um passeio pela Roma antiga na Via Appia Antica

Ostia Antica

Uma das áreas arqueológicas mais famosas da região, conhecida como uma Pompéia em miniatura, e um dos destinos principais para quem quer ver uma cidade antiga na Itália.

Villa Adriana, Tivoli

villa adriana day trip roma bate volta tivoli
Teatro Marítimo de Adriano

Na cidade de Tivoli, perto de Roma, fica uma antiga vila que pertencia ao imperador Adriano. Você pode visitar as ruínas do palácio, bem como um museu perto que exibe os achados arqueológicos.

A vila foi construída usando os melhores elementos arquitetônicos que Adriano tinha visto na Grécia, no Egito e na própria península italiana, tentando criar uma cidade ideal. Por isso ela influenciou não só arquitetos da época, mas também do renascimento e até o século XX. Ela foi utilizada por muitos dos sucessores de Adriano, mas eventualmente foi abandonada. No século XVI, o cardeal Ippolito d’Este tirou daqui algumas estátuas antigas, que ele usou para decorar a sua vila, a primeira que visitei nesse dia.

Leia mais: Três Vilas em Tivoli

A Pirâmide de Cestius

Depois da conquista do Egito, tudo que vinha do país entrou na moda. No nosso post sobre as praças de Roma, você pode notar a grande quantidade de obeliscos, tanto originais quanto cópias. Nessa época, duas pirâmides foram construídas em Roma, e uma delas ainda existe. A pirâmide de Cestius foi construída entre 18 e 22 antes de nossa era, como o túmulo para um romano rico.

Viajantes de Roma antiga descrevem a pirâmide por dentro como sendo coberta por afrescos que não sobreviveram aos tempos. Do lado de fora, ela foi incorporada às muralhas de Roma construídas por Aureliano. Por séculos, acreditou-se que ela fosse o túmulo de Rômulo, um dos fundadores de Roma, até que a inscrição foi redescoberta.

Leia mais: Curiosidades e Segredos de Roma

UM ESGOTO MILENAR

Uma das maiores construções da Roma antiga foi o grande sistema de esgoto chamado Cloaca Maxima. Ele não tem o charme do Coliseu ou o Fórum Romano, mas é um dos monumentos mais antigo da cidade, construído no século 6 antes de nossa era, e ainda está em uso. Você pode ver a principal saída da Cloaca Maxima perto do Ponte Rotto, as ruínas de uma ponte romana no rio Tibre.

Leia mais:

Curiosidades e Segredos de Roma

Clique na imagem para ler mais sobre a Itália.

Deixe uma resposta