Livros e filmes para ler e ver antes de viajar para Petersburgo

A literatura russa é frequentemente uma inspiração para viajar para a Rússia, um ponto que eu já fiz nos posts da minha viagem literária pela Rússia e na minha lista de recomendações de livros para entrar no clima de uma viagem para a Rússia. Mas como é uma inspiração bem grande, resolvi ser mais específica, e fazer um post só com as recomendações para quem viaja para Petersburgo.

O Cavaleiro de Bronze, Púshkin

Esse poema conta a história de um pequeno funcionário, Evgueni – talvez o primeiro na literatura russa – que vive em Petersburgo durante a enchente de 1824. Ele se vê isolado na praça do senado, em frente à enorme estátua de Pedro, o Grande, o cavaleiro de bronze, e não consegue chegar à casa de sua amada, que morre durante a enchente. O livro começa com uma visão grandiosa da cidade, e do tsar que a construiu por pura vontade, contra a natureza, e passa para o lado do pequeno funcionário preso entre essa guerra de gigantes – e com isso dá início ao mito de Petersburgo. Também fui ao museu na casa onde Púchkin morreu, que virou um lugar de veneração ao pai da literatura russa. 

Crime e Castigo, Dostoiévski

Dostoiévski é meu escritor preferido, e por isso é difícil não colocar todos os livros dele na Rússia. Acabei decidindo colocar Crime e Castigo porque é o romance fundamental de Petersburgo, e eu passei um bom tempo lá visitando os lugares do livro. A história é a de Raskolnikov, um estudante empobrecido e adoentado em Petersburgo que fica obcecado com uma teoria, a de que existem pessoas ordinárias e extraordinárias, e de que assassinar uma velha usurária pode provar isso.

Petersburgo, Andrei Bieli

Um romance simbolista, herdeiro das tradições de Petersburgo e do clima pre-revolucionário. O romance se passa em 1905, o ano do “ensaio-geral” da Revolução, e conta a história de Nikolai Apollonovich Ableukhov, um estudante que se associa a um grupo niilista e recebe a missão de colocar uma bomba no estúdio de seu próprio pai. Nabokov o considerava um dos quatro grandes romances do início do século XX, com Ulisses, Em Busca do Tempo Perdido e A Metamorfose.

Os Doze, Andrei Blok

O poema Os doze foi uma das primeiras respostas à Revolução de Outubro. Descrevendo a marcha de doze soldados bolcheviques por Petrogrado, comparando-os aos doze apóstolos. Blok era considerado o maior poeta de sua época, e o poema é cheio de ritmos polifônicos, de gíria. O autor depois teve uma posição mais ambígua em relação à revolução, como eu vi quando visitei seu museu em Petersburgo durante a Noite dos Museus.

O Fim de São Petersburgo, Vsevolod Pudovkin

Filme mudo de 1927, que mostra os anos que precederam a Revolução de Outubro em Petersburgo, e parte da “trilogia revolucionária” de Pudovkin. O filme foca na vida das pessoas comuns na época.

Estátua de Anna Akhmatova olhando para a prisão de Kresty, onde seu filho foi aprisionado por Stalin

Réquiem, Anna Akhmatova

Akhmatova foi por anos ignorada como uma mulher que escrevia poemas de amor. Depois, nos anos em que ela foi proibida de publicar, e seu filho e marido foram mandados para o Gulag para silenciá-la. Esse ciclo de poemas fala do terror Stalinista, e é leitura fundamental para quem quer aprender mais sobre ele. O museu da Akhmatova foi outro dos meus preferidos, e também visitei a estátua que a retrata, a pedido seu, olhando para a prisão Kresty, onde seu filho foi preso.

Arca Russa, Sokurov

Esse filme de Sokurov é imensamente ambicioso: um tour pelo Hermitage, em que a cada vez que a câmera entra em uma sala, se vê em um período diferente da história russa. Encontramos visitantes de hoje, um guarda no porão semi-abandonado durante a Segunda Guerra e um enorme baile da aristocracia, entre outros, com centenas de atores agindo sincronizadamente no filme gravado em uma só tomada. Ele foi nossa escolha para o Volta ao Mundo em Filmes. Leia mais aqui.

Petersburgo, uma História Cultural, Volkov

O historiador russo Solomon Volkov escreveu uma verdadeira biografia cultural da cidade, que vai de Akhmatova a Brodsky, de Shostakovich a Balanchine, do mito de Petersburgo a Leningrado soviética.

Tudo que é Sólido Desmancha no Ar, Marshall Bermann

O romance de Marshal Berman se pretendeu a reexaminar a modernidade, e tira muito da literatura russa para fazer isso. O capítulo sobre Petersburgo, obviamente, é o nosso foco aqui, e uma leitura enriquecedora para quem visita a cidade. Nele, ele fala da cidade como o início de “uma modernidade bizarra e desvirtuada”.

A Dama de Espadas, Igor Maslennikov

Um dos muitos filmes baseados no livro de Púchkin, e esse é especial porque contém o texto inteiro do livro, inclusive com uma personagem para fazer o papel do narrador. Além disso, curto bastante pelas paisagens de inverno em Petersburgo, que valem muito a pena.

Verão, Kirill Serebrennikov

Musical que mostra a cena cultural de Petersburgo nos anos 80, inclusive o super popular Viktor Tsoi, futuro vocalista da banda Kino.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Rússia.

Deixe uma resposta