18 Cidades subestimadas para visitar fugindo das multidões na Itália

A Itália é um dos países mais visitados do mundo, mas a maioria dos visitantes não sai do itinerário típico. Eu entendo, porque eu também acho que lugares como Roma, Florença e Veneza são imperdíveis e maravilhosos. Mas acho que a Itália tem pelo menos uma centena de lugares que também são incríveis, e que poderiam inclusive ser a maior atração em um país diferente, e é só porque a Itália é tão rica de atrações que elas passam um pouco despercebidas. Então vou falar um pouco sobre algumas das cidades que me impressionaram muito, e porque eu acho que elas são subestimadas.

1) Bologna

Claro que eu tinha que começar por Bologna, cidade onde morei e estudei por três anos e que mora no meu coração. Mas Bologna tem um centro histórico lindo (e agora phyno, porque os pórticos recentemente foram declarados patrimônio da humanidade), uma atmosfera incrível de cidade universitária, e uma das melhores culinárias do mundo. Então realmente só na Itália uma cidade dessas poderia passar despercebida.

2) Trieste

Em 2012, o Lonely Planet escolheu Trieste como a cidade mais subestimada do mundo. Ela é uma das cidades mais multiculturais da Itália, com uma enorme praça à beira-mar e uma grande tradição literária, e por isso é realmente surpreendente como é pouco visitada. 

3) Nápoles

Nápoles, infelizmente, é ligada a muitos estereótipos ruins. As pessoas acham que a cidade é suja, perigosa, dominada pela máfia, e com isso perdem uma cidade riquíssima, com uma das melhores comidas de rua da Itália. Nas palavras de quem entende de Nápoles, ou seja, Elena Ferrante: “Ah, que cidade, dizia à minha filha tia Lina, que cidade esplêndida e significativa: aqui se falaram todas as línguas, Imma, aqui se construiu de tudo e se destruiu de tudo, aqui as pessoas não confiam em nenhuma fofoca e são muito fofoqueiros, aqui há o Vesuvio que te recorda todos os dias que a maior obra dos homens mais poderosos, o trabalho mais esplêndido, o fogo, o terremoto, as cinzas e o mar em poucos segundos a reduzem a nada.”

4) Matera

Matera é uma das cidades mais incríveis da Itália. Construída há cerca de dez mil anos, ela é a terceira cidade mais antiga do mundo, só perdendo para Aleppo e Jericho. Apesar disso, o governo tentou destruí-la por décadas, achando que um lugar onde as pessoas ainda moravam em cavernas era uma vergonha nacional. Hoje ela renasceu e está se tornando um polo de turismo no sul da Itália, e vale a pena ir antes que a palavra se espalhe demais.

5) Lecce

Se Florença é a capital do Renascimento na Itália, Lecce é a obra prima do barroco, a cidade dos palácios construídos em uma pedra local tão suave que eles dizem que você consegue esculpir nela com canivete. As fachadas de Lecce são ornamentadas, tão diferentes do resto da Itália que vale a pena chegar lá no sul do salto da bota para conhecer a cidade.

6) Perugia

Perugia é uma daquelas cidades italianas construídas em camadas, em que você passeia e vê na arquitetura mostras dos povos que passaram por lá, em mais de dois mil anos de história. Cada passeio pela cidade é ou subindo ou descendo, já que ela foi construída em colinas, mas isso vale a pena quando a cada passo você tem uma vista completamente diferente da cidade.

7) Agrigento

A cidade de Agrigento, na época dos gregos antigos, já foi chamada de “a mais bela cidade dos mortais”. Hoje, ela tem um Vale de Templos da época, inclusive o que inspirou o logo da UNESCO, e um centro medieval. Para mim, é uma cidade imperdível na Sicília.

8) Palermo

Palermo, como Nápoles, tem uma má reputação, já que as pessoas parecem ligar as grandes cidades do sul com sujeira e criminalidade. Mas a Sicília, por onde passaram gregos, romanos, celtas, árabes, espanhóis, e mais, é um melting-pot cultural, e isso se vê em cada centímetro de sua maior cidade. Não pule Palermo para ir aos resorts da Sicília, e garanto que vai valer a pena.

9) Urbino

Urbino é mais conhecida por um habitante célebre: Rafael, um dos grandes gênios do Renascimento. Mas depois de visitar, fiquei com a impressão que é a própria cidade que é uma jóia do Renascimento italiano, além de ser uma cidadezinha universitária simpaticíssima. 

10) Brisighella

Se tem algo que não falta na Itália, são cidades minúsculas que esbanjam história e charme, e mesmo assim Brisighella me chamou a atenção. Conhecida pelas três torres medievais e as ruas cobertas, a cidade ainda me pegou pelo estômago: fui em quando tinha um festival de trufas. 

11) Alghero

Eu queria falar um pouco de Alghero, porque a Sardegna é mais conhecida pelas praias. Mas a cidade em que eu fiquei, Alghero, é muito mais que uma base conveniente para ver as belezas naturais da ilha, é uma cidade medieval murada com uma atmosfera, cultura e vida noturna maravilhosas. Vale muito a pena dedicar tempo para explorá-la.

12) Bosa

Mais uma cidade da Sardegna para mostrar que a ilha não é só praia, e essa aliás, não é no Mediterrâneo mas na beira de um rio. Bosa é conhecida como um dos Borghi Più Belli d’Italia, o prêmio italiano para as cidadezinhas mais lindas do país, e é famosa pelas casinhas coloridas e pelo castelo em cima de uma colina

13) Genova

Genova é bem menos célebre hoje do que na época da República de Gênova, quando ela era uma das potências do mediterrâneo. Mas quando a gente visita a cidade, quem tem o apelido de “La Soberba”, a gente vê muitas histórias dessa época passeando pelos palácios do centro histórico.

14) Mantua

Mântua já teve a reputação de ter a corte mais refinada da Europa renascentista. Hoje ela tem um centro histórico preservado e cheio de palácios riquíssimos, cercado de lagos por três lagos. Eu fiquei com vontade de ir depois que estudei o Palazzo del Te em uma aula de história da arte e dá uma olhada nas fotos da cidade para ver se não vale a pena.

15) Ravenna

Para mim, é um pouco chocante que Ravenna seja tão pouco visitada, afinal, estamos falando de uma cidade que foi uma das capitais do Império Romano. Nela, ainda dá para ver uma quantidade enorme de mosaicos, que contam a sua história de ligação entre o leste e o oeste da Europa. Se você se interessa pela história antiga da Itália, não deixe de visitar.

16) Turim

Turim na Itália é conhecida como a cidade real, onde morava a família que depois, com a Unificação, tornou-se a família real italiana. Além de palácios, ela é conhecida pelo museu do cinema, pelos cafés e pelo centro histórico lindo, tudo cercado pelos Alpes. Realmente, é uma razão para conhecer a região do Piemonte.

17) Verona

O meu professor de Literatura Italiana Contemporânea chamou Verona de a cidade mais não homogênea da Itália. Lá conviviriam todos os estratos da sua história, e quando você anda pela cidade você está na verdade saltando entre épocas diferentes. Você pode visitar uma Arena Romana e até ver uma ópera lá, passear pelos lugares ligados a Romeu e Julieta, ou só aproveitar e caminhar pelas margens do rio Po.

18) Monopoli

Monopoli é uma das cidadezinhas brancas da Puglia, conhecidas pelas casinhas brancas, mas que também chama a atenção pelo mar turquesa, os prédios com milhares de anos, os templos romanos convertidos em igrejas, e as igrejas em cavernas. A cidade tem um centro histórico minúscula, mas dá para passar dias lá e não explorar tudo o que ela tem para oferecer. Além disso, ela pode ser usada como base para conhecer a região da Puglia, com cidades como Ostuni, outra cidadezinha branca, e Alberobello, com seu visual de conto de fadas. No verão, a cidade fica bem cheia, mas em outras épocas, como em novembro, quando eu fui, é ótima para escapar das multidões.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália

Deixe uma resposta