Volta ao Mundo em Filmes: Sri Lanka – Terra Abandonada

Quando eu procuro filmes para um país, sempre olho prêmios internacionais. Para o Sri Lanka, por exemplo, logo achei um que ganhou o prêmio de melhor primeiro filme em Cannes, então a escolha foi bem rápida. Fiquei com o filme  Terra Abandonada (Sulanga Enu Pinisa) , de Vimukthi Jayasundara.

A história se centra em uma família, Anura (Mahendra Perera), sua esposa Lata (Nilupili Jayawardena), e a irmã de Anura que mora com eles, Soma (Kaushalya Fernando). Todo dia, Anura vai trabalhar como militar em um posto avançado isolado. Lata, que fica entediada em casa, começa um caso com um soldado. Enquanto isso, Soma fica obcecada com uma menina que mora na cidade onde ela trabalha, Batti (Pamudika Sapurni Peiris), uma menina pobre sendo assediada por um homem mais velho.

Fica claro porém, por todas as cenas com militares, e com tanques passando, que o filme tem um contexto mais profundo, o da guerra civil do Sri Lanka (que também foi um dos temas principais do romance que eu li para representar o país, Island of a Thousand Mirrors). Com a guerra, fica claro porque esses personagens vivem em uma terra abandonada, em que a casa parece ser a única construção, um ponto verdadeiramente isolado do país. E por mostrar a situação desolada de civis durante uma guerra, o filme foi acusado de ser “anti-guerra”, e, por isso, “pro terroristas”.

O filme é bem hermético, não explica nada sobre o contexto da guerra, então fiquei feliz de ter lido o livro antes e já saber um pouquinho desde o começo. A mensagem mais universal, de que civis sofrem durante qualquer guerra, é fácil de entender, mas a gente vê pouco de específico sobre o Sri Lanka. Mas é um filme interessante de ver, e achei que acabou sendo uma boa escolha para representar o país no projeto.

Deixe uma resposta