8 Day Trips para fazer a partir de Minsk, em Belarus

A maioria dos visitantes a Belarus só conhece Minsk, a capital antiga-nova do país. É que apesar da cidade ter mais de mil anos, foi quase completamente destruída na Segunda Guera, e pouco sobra para contar a história do país. Com sorte, tem alguns day trips em que dá para ter outra perspectiva sobre o país. Essas são algumas recomendações.

Niasvizh 

Provavelmente o day trip mais popular de Minsk é Nyasvizh, uma cidadezinha conhecida pelo impressionante castelo construído pelos Radziwiłł, uma família nobre do século XVI. Ele é super fotogênico, cercado por um laguinho, e super acessível, bem fácil de chegar a partir da capital belarussa. Além disso, é patrimônio da humanidade pela UNESCO. Aqui no blog já teve post sobre ele.

Monte de Glória

Crédito: wiki commons

Belarus não tem falta de monumentos grandiosos para a Segunda Guerra. Esse tem o formato de um monte – em um país conhecido por ser muito plano – feito com terra de todas as quinze república soviéticas. Em cima, fica um monumento no formato de quatro baionetas. Se vier para Minsk de avião, você talvez passe por ele entre a cidade e o aeroporto.

Khatyn

Crédito: wiki commons

Das muitas vilas destruídas pelos nazistas em Belarus durante a Segunda Guerra, Khatyn se tornou a mais famosa. Ales Adamovich, um dos mais respeitados estudiosos de Belarus, e professor da ganhadora do Nobel Svetlana Aleksievitch, escreveu um livro contando a história da cidade. Hoje, um monumento e um pequeno museu ajudam a contar a história.

A Linha de Stalin

Crédito: wiki commons

A Linha de Stalin é como ficou conhecida a série de fortificações que foram feitas para tentar um possível ataque alemão. Hoje ela é conhecida pelos museus, que se centram bastante em mostrar armas e estratégias defensivas do período.

Mir

Crédito: wiki commons

Outro dos castelos mais famosos perto de Minsk é o de Mir (Мірскі замак em belarusso). O castelo é do século XVI e muito bonito, mas uma reforma recente o deixou meio disneyficado, e ameaça até o status de patrimônio da humanidade pela UNESCO. Ele geralmente é visitado junto com Niasvizh, do qual é próximo, mas por transporte público, é bem difícil combiná-los em uma só visita.

Dudutki

Crédito: wiki commons

A cidadezinha de Dudutki é conhecida pelo museu que mostra como funciona uma fazenda local, e onde dá para provar linguiças e queijos de Belarus.

Lida

Crédito: wiki commons

Outra cidadezinha conhecida por um castelo, no caso, o mais antigo castelo de pedra construído em Belarus. Além disso, a cidade tem uma cervejaria famosa, que também está aberta para visitação.

Babrujsk

Babrujsk era considerada a capital judaica de Belarus, e já teve 40 sinagogas. Hoje apenas uma delas ainda funciona, e muita da população da época pereceu tragicamente no Holocausto. Mas visitar as sinagogas abandonadas de Babrujsk ainda é popular, assim como outros prédios da época.

Clique na imagem para ler mais sobre Belarus.

Deixe uma resposta