Rua Kastryčnickaja – o ponto mais vibrante de Minsk

A rua Kastryčnickaja é o lugar em Minsk que eu mais vejo recomendado pelos locais. Ele é o segredo pouco guardado de Minsk, o lugar que os turistas não costumam conhecer, mas que vale muito a pena. Por isso resolvi falar um pouquinho de como essa rua é especial.

A rua Kastryčnickaja costumava ser uma rua industrial em Minsk. Desde o final do século XIX, ela abriga fábricas de todo tipo de produtos, principalmente de fermento e álcool. Nessa época, a rua ficava nos limites da cidade. Nos anos 60, com a expansão da cidade, dormitórios de estudantes foram construídos lá. Nos anos 90, a área começou a ser revitalizada, com a abertura de cafés e restaurantes, e ela ainda é conhecida como uma das áreas mais vibrantes da cidade. Alguns dos prédios ainda funcionam como fábricas, mas outros estavam vazios, e desde 2010, começaram a abrigar centros culturais, galerias de arte e clubes em Minsk.

O lugar também se tornou um dos preferidos dos locais para festivais de rua, inclusive o Vulica Brasil, que acontece no fim do verão a cada dois anos. Nele, artistas de rua brasileiros são convidados para grafitar as antigas fábricas. Ele desde então se expandiu, e mais de 20 prédios já foram decorados, o que, para uma brasileira em Minsk, é uma curiosidade enorme e uma ligação inesperada que dá para a rua um gostinho de casa. Aqui as pessoas costumam falar que essa rua parece tirada de Nova York ou Londres, mas depois que reconheci alguns dos artistas que a grafitaram, sempre me faz pensar em São Paulo.

Normalmente, aqui eu colocaria recomendações de alguns lugares para visitar na rua, mas essa parte ficou bem mais complicada. Eu tinha lido sobre lugares famosos em Minsk, como a Galeria de Arte Moderna Ў (que tem o nome de uma letra que só existe no idioma belarusso) e o Café Enzo, e quando cheguei aqui, ambos tinham sido fechados porque eles apoiaram os protestos anti-Lukashenko do ano passado. Desde então, o Café Enzo reabriu, mas muitos dos cafés e restaurantes que reabriram, foi com nomes diferentes, e às vezes é difícil achar o lugar pelo qual você tá procurando. Nos últimos tempos, ficou quase impossível saber de antemão se um negócio vai estar aberto ou não antes de ir lá. Mas geralmente tem algo acontecendo: concertos, exposições, mercados de pulgas, performances.

Antes de ir, preste atenção em algo importante: durante a União Soviética, tudo recebia o nome de Kastryčnickaja (em belarusso) ou Oktyabrskaya (em russo), em homenagem à Revolução de Outubro. Por isso, a rua Kastryčnickaja não é no mesmo lugar que a praça ou a estação de metrô com o mesmo nome. Se você estiver indo de metrõ, ou tentando localizar em um mapa, procure a área entre as estações de metrô Pieršamajskaja (Першамайская) e Praletarskaja (Пралетарская).

Clique na imagem para ler mais posts sobre Belarus.

Deixe uma resposta