12 Pratos típicos para provar na Argentina

Para mim, comer é sempre uma experiência cultural, e eu sempre quero provar alguns pratos típicos quando viajo. Mas em alguns países, também é grande parte da inspiração, e vou porque já amo a cozinha. Foi assim na Geórgia, na Itália, e também foi o caso na Argentina. Então para falar um pouquinho sobre alguns pratos imperdíveis.

1) Carne

Quem me conhece, sabe que eu não poderia não começar com carne. Eu amo uma boa carne mal-passada, e era o prato que eu mais queria provar na Argentina. Adoro Asado, adoro parrilla, que pelo que eu entendi, é diferente do nosso churrasco porque é feita com lenha, não com carvão.

Lembrando que alguns dos cortes mais famosos na Argentina são o Chorizo, o nosso contra filé, Lomo, o nosso filé mignon, Bife de Cuadril, ou alcatra, Vacío, ou fraldinha, Bife Ancho, filé de costela, Tapa de cuadril, ou picanha.

2) Empanadas

Crédito: wiki commons

Massa recheada e frita, o melhor estilo de “não pode dar errado”. Adorava a criolla, com carne moída, cebola e cominho, as com roquefort ou com legumes. Vale a pena provar várias diferentes para achar as suas preferidas.

3) Locro

Crédito: wiki commons

Outro dos pratos nacionais mais famosos, Locro é uma sopa espessa feita com milho, feijão, batatas e algum tipo de carne, e muito temperada. Dizem que a origem é como um prato quente, para esquentar quem passa os invernos frios nas montanhas, e ela se difundiu pelos Andes. Ela também é comida todo 25 de maio, para comemorar a revolução de 1810.

4) Choripán

Crédito: wiki commons

Choripán é uma comida de rua incrível, a versão argentina do pão com linguiça, mas que também costuma ser acompanhado de molho chimichurri, um molho de ervas muito comum, e molho picante. Vale a pena provar.

5) Pollo al disco

Crédito: wiki commons

Ensopado de frango e legumes, preparado em uma panela especial (o “disco” que dá o nome ao prato). 

6) Cazuela

Prato de origem espanhola, que é basicamente um ensopado com carne e legumes. Pode ter frango, porco, boi, ou, mais perto dos Andes, até carne de lhama. Ele também tem versões diferentes em vários países da América do Sul.

7) Doce de leite

Como eu sou mineira, aparentemente deveria pular esse e falar que o nosso é melhor, mas acho que sempre vale a pena provar versões diferentes de cada prato. 

8) Chipás

Crédito: wiki commons

Ok, mas falando em ofensas a minha mineirice, tem os chipás, bolas de queijo com farinha de mandioca. Os infiéis dizem que parece pão de queijo, mas obviamente, sem queijo canastra, não faremos essa comparação. Só diremos que são comuns para acompanhar um mate.

9) Alfajor

Um doce com origens árabes, mas que é conhecido no mundo todo por como é feito na Argentina. O nome pode se referir a vários tipos de doces recheados, mas os mais comuns são os de chocolate recheados com doce de leite, como os da Havana. Acho que de todas as viagens que fiz, foi uma das encomendas mais pedidas pelos amigos.

10) Helado

O Sorvete, ou helado, na Argentina tem uma fama de ser muito parecido com o gelato Italiano, o que não é surpresa, já que eles tem muitos imigrantes de lá. Infelizmente, eles também herdaram as sorveterias pega turistas com montanhas de sorvetes de cores artificiais com enfeites em cima. Fuja dessas, e procure uma sorveteria mais artesanal, se você quiser saber porque o sorvete argentino é considerado um dos melhores das Américas.

11) Mate

Crédito: wiki commons

Não poderia ficar de fora da lista essa bebida que a gente associa tanto com os pampas, o mate. Assim como no sul do Brasil, em que os gaúchos tomam tanto chimarrão, ele é não somente uma bebida, mas uma desculpa para encontrar amigos, para bater papo, para tirar um momento durante o dia.

12) Vinho

Junto com a carne, os vinhos argentinos que eu tinha provado eram um motivo para eu gostar do país antes mesmo de pisar lá. E por isso não deixei de provar toda vez que pude, principalmente os Malbecs – o país é responsável por 75% da produção mundial de Malbec, e por isso eles são super típicos.

Clique na imagem para ler outros posts sobre a Argentina.

Asdistancias Imagem da Argentina

Deixe uma resposta