Livros e Filmes para entrar no clima de uma viagem para a Argentina

Livros e filmes são frequentemente a primeira inspiração que me dá vontade de visitar um país. De qualquer jeito, quando começo a fazer planos, pesquiso mais para entrar no clima, para aprender um pouco mais e ter contexto quando visito cidades ou para enriquecer minha experiência de outros jeitos. Esses são alguns que eu pesquisei para a Argentina e achei que valia a pena mencionar.

Ficções, Jorge Luis Borges

Livro de contos de Borges, que inclui vários de seus mais famosos. Nesses textos, o autor retoma motivos recorrentes em seus poemas e ensaios desde o início de sua carreira: o tempo, a eternidade, o infinito. Os enredos se desenvolvem em  labirintos, e se desdobram num jogo infindável de espelhos, especulações e hipóteses, às vezes seguindo os formatos de intrigas policiais, para desembocar quase sempre em questões metafísicas. 

A Historia Oficial, Luis Puenzo

Alicia é uma dona de casa que vive com seu marido advogado em Buenos Aires. Quando ela ouve histórias sobre crianças seqüestradas e as Mães da Praça de Maio, ela começa a se perguntar de onde a sua filha de quatro anos veio – e a questionar a “História Oficial” da ditadura. O filme foi nossa escolha para a Volta ao Mundo em Filmes, e o tem post próprio.

A Débil Mental, Ariana Harwicz

História protagonizada por mãe e filha que se espionam, se odeiam, se amam. Em um vilarejo distante de tudo, mãe e filha dependem uma da outra em um círculo de destruição mútua, mas também de afeição. Porque esta é, sim, uma história de amor – na qual, porém, um abraço pode acabar em facada. 

Como me tornei freira, César Aira

Um romance sinistro, que começa com um envenenamento e termina com sorvete de morango. Uma história autobiográfica, um retrato da infância.

A Mulher sem Cabeça, Lucrecia Martel

Em um momento de distração, Verônica atropela algo com seu carro. Depois de alguns dias ela conta ao marido que atropelou alguém na estrada. Juntos, eles viajam pelo caminho e, cada vez mais obcecada pela culpa de talvez ter assassinado alguém, ela vê sua vida ser destruída.

Sobre Heróis e Tumbas, Ernesto Sábato

Romance em que se cruzam três fios narrativos: a paixão de Martín por Alejandra, o nascimento traumático de uma nação e a história da Seita Sagrada dos Cegos. Um século antes, o general Juan Lavalle, herói da independência argentina, caçou com a mesma fúria o tirano Juan Manuel de Rosas e teve de bater em retirada rumo à Bolívia, para salvar a própria cabeça e os sobreviventes maltrapilhos de sua famosa Legião.

Teorías Selvagens, Pola Oloixarac 

Mistura de romance filosófico e comédia elisabetana na era do blog, As teorias selvagens, de Pola Oloixarac, é uma feroz sátira da fauna intelectual que reina na universidade, um delirante tratado sobre as perversões urbanas, do pornô underground aos videogames, das pílulas coloridas ao fast-food. Uma compilação de histórias cheias de referências, é considerada pela crítica um ícone da literatura da nova geração, que reflete o comportamento, as ideias e a originalidade cortantes na era do ciberespaço.

Relatos Selvagens, Damián Szifron 

Seis episódios de comédia mordaz sobre pessoas normais que buscam por vingança, e o que acontece quando elas perdem o controle.

O Cantor de tango, Tomás Eloy Martínez 

Quando Bruno Cadogan chega a Buenos Aires em 2001, o país está à beira do caos. Bruno procura um cantor de tango lendário. Mas o que encontra éa cidade de Buenos Aires, que começa a lhe revelar seus segredos. Bruno consegue hospedar-se no edifício onde Borges localiza a acção do seu celebrado conto “O Aleph” e, a pouco e pouco, sente-se cada vez mais atraído pelo mistério do cantor Martel e sua relação com a cidade.

A invenção de Morel, Adolfo Bioy Casares 

Narrado por um fugitivo da justiça, a novela conta a história de sua busca por esconderijo e salvação numa ilha deserta. Após um período solitário, o narrador se surpreende com a presença de pessoas no local. Ele não sabe como elas chegaram lá e nota que seus modos são anacrônicos e seu cotidiano, repetitivo. Atordoado com as mudanças, a princípio evita as pessoas, mas a paixão que brota por uma das visitantes da ilha o leva a quebrar o isolamento.

O Segredo dos Seus Olhos, Juan José Campanella

Drama criminoso que segue Benjamin Espósito, um advogado aposentado que escreve um romance sobre um de seus crimes mais famosos, que o persegue há anos. Ele também examina a história da ditadura militar, e como ela se envolveu com o crime.

Respiração Artificial, Ricardo Piglia

Romance polifônico que se passa em diferentes tempos da história. O jovem autor Emilio Renzi dialoga, por meio de cartas, com o tio, Marcelo Maggi, um professor de história que vive na província e se dedica a estudar documentos de um intelectual do século 19, período de fervilhante debate político sobre os rumos do país.

Pássaros na boca, Samanta Schweblin

Volume de contos, com atmosferas ficcionais onde o fantástico, e sobretudo o insólito e o grotesco, irrompem com inusitada violência na normalidade do quotidiano, deixando à sua mercê as personagens e o leitor. No centro das suas narrativas encontramos frequentemente a exposição crua ou satírica das relações humanas nas nossas sociedades contemporâneas. 

Nove Rainhas, Fabián Bielinsky

Um filme sobre dois vigaristas que tentam vender uma coleção de selos raros falsificados – as Nove Rainhas do título.

As aventuras da China Iron, Gabriela Cabezón Cámara

Com esse romance, Cabezón Cámara reconstrói o épico de formação da Argentina, Martin Fierro. Ele leva, como o romance que o inspirou, aos pampas argentinos, mas em uma perspectiva feminista e pós-colonial.

A Fúria, Silvina Ocampo

Os contos de Silvina Ocampo ― monstruosos, insólitos, perturbadores, sinistros, irreais ― são o tesouro mais bem guardado da literatura latino-americana do século XX. O primeiro livro dela a ser publicado em português foi A Fúria.

O Clã, Pablo Trapero 

Baseado na história de uma das gangues mais conhecidas da Argentina, os Puccio, uma família conhecida por seqüestrar e assassinar pessoas. 

As Coisas que Perdemos no Fogo, Mariana Enriquez

Macabro, perturbador e emocionante, o livro reúne contos que usam o medo e o terror para explorar várias dimensões da vida contemporânea. Em um primeiro olhar, as doze narrativas do livro parecem surreais. No entanto, depois de poucas frases, elas se mostram estranhamente familiares: é o cotidiano transformado em pesadelo. Por isso, ele foi escolhido para representar a Argentina no projeto Volta ao Mundo.

Cada Despedida, Mariana Dimópulos

O romance segue uma jovem argentina enquanto ela viaja pela Europa e de volta para a Argentina, enquanto ela vai de situação para situação, emprego para emprego, relacionamento para relacionamento. No caminho, emerge a história de um homicídio brutal na Patagônia, no qual ela pode estar envolvida.

A Menina Santa, Lucrecia Martel

A jovem católica Amália está entrando na puberdade e se encontra dividida entre o desejo sexual e sua devoção religiosa. Ao ser assediada por um médico de passagem pela cidade, assume para si a missão sagrada de salvar a alma dele do pecado.

Na Patagônia, Bruce Chatwin

Uma coleção de histórias escritas sobre as viagens de Bruce Chatwin na Patagônia e publicado em 1977. Nelas, ele conta sobre as pessoas que conheceu e sobre a história da região.

Os Sete Loucos, Roberto Arlt

Sob risco de ir parar à prisão por ter desfalcado a empresa onde trabalha, abandonado pela mulher e frustrado nas suas ambições pessoais, Remo Erdosain procura a solução dos seus problemas nas ruas mal-afamadas de Buenos Aires. É nestas que entra em contacto com um obscuro grupo de conspiradores que planeia instaurar no país um novo regime político que sirva os seus próprios interesses, uma combinação ideológica de populismo, comunismo e fascismo, assente na mentira e financiado pela gestão de uma rede de bordéis.

Toda Mafalda, Quino

Os quadrinhos mais vendidos da América Latina, com a menina supercrítica que continua pensando o mundo dos adultos.

Cama adentro, Jorge Gaggero

Beba, uma mulher de classe média alta da Argentina, e sua governanta devem ajustar a sua rotina e relacionamento quando Buenos Aires entra em crise econômica.

Clique na imagem se você quiser ler mais sobre a Argentina

Asdistancias Imagem da Argentina

Deixe uma resposta