Livros e Filmes para entrar no clima de uma viagem para a Turquia

Livros e filmes são frequentemente a primeira inspiração que me dá vontade de visitar um país. De qualquer jeito, quando começo a fazer planos, pesquiso mais para entrar no clima, para aprender um pouco mais e ter contexto quando visito cidades ou para enriquecer minha experiência de outros jeitos. Esses são alguns que eu pesquisei para a Turquia e achei que valia a pena mencionar.

O Museu da Inocência, Orhan Pamuk

O livro é essencialmente uma história de amor, entre o rico Kemal e uma prima mais pobre, Füsun. Kemal está noivo de outra mulher, que é considerada ideal pela família e pela sociedade da época, porém, ele começa uma relação de obsessão com Füsun que muda o rumo planejado da vida dele. A cada vez que se vêem, ele guarda um objeto dela, montando uma coleção que é a princípio ele vê com vergonha, mas com base na qual ele depois planeja montar um museu. E Pamuk realmente o construiu, um “museu com objetos reais para uma história inventada”, que eu visitei em Istambul, usando o livro como ingresso”. Alguns dos objetos foram procurados para combinar com o que era descrito no romance, outros inspiraram capítulos. É um projeto incrível, e por isso foi o nosso escolhido para a Volta ao Mundo em Filmes e Livros.

O Bastardo de Istambul, Elif Shafak

De uma das autoras mais populares da Turquia, um romance controverso na sua abordagem do passado da Turquia. O romance foca em duas famílias, as quatro irmãs Kazanci, que moram em Istambul, e Asya, a filha da mais jovem delas. O irmão delas mora nos Estados Unidos, onde ele se casou com uma mulher que tinha uma filha armênia, Armanoush. As duas famílias se unem quando Armanoush vai para Istambul e eles descobrem segredos das duas famílias da época do Genocídio Armênio.

Sono de inverno, Nuri Bilge Ceylan

Baseada em contos de Dostoiévski e Tchékhov, o filme conta a história do dono de um hotel em uma aldeia remota na Turquia, e seus conflitos com a família de um inquilino.

The garden of departed cats, Bilge Karasu

Em uma antiga cidade no mediterrâneo, uma tradição é mantida. A cada dez anos, um jogo de xadrez humano acontece, com locais contra visitantes, portando armas. Esse jogo é central no romance, e pode se provar tão fatal quanto a atração que o narrador sente pelo vizir.

Era Uma Vez na Anatólia, Nuri Bilge Ceylan

Outro filme premiado de Ceylan, ele conta a história de um grupo de homens que procura um corpo nas planícies da Anatólia.

Endgame, Ahmet Altan

Uma história de detetive ao contrário, em que a gente sabe que a vida na província tornou o narrador um assassino, mas ainda não sabemos quem foi que ele matou.

Cinco Graças, Deniz Gamze Ergüven

O filme segue cinco irmãs que, depois de se divertir na praia com alguns meninos da escola, são proibidas pelos avós de sair de casa. Livros e computadores são tirados delas, elas são proibidas de ir à escola, e a casa se torna, segunda a narração de Lale, a mais nova, uma “fábrica de noivas”. A história segue as diferentes reações que as cinco têm à situação, e foi o nosso escolhido para a Volta ao Mundo em Filmes e Livros.

The Well of Trapped Words, Sema Kaygusuz

Uma homem de sessenta anos se casa com uma adolescente, então decide se matar de fome. Uma garota curda consegue seu sonho de jantar no shopping. Um gangster é levado para um hospital depois de ser espancado, e ele tem medo que descubram como seus pés são pequenos. Contos modernos de Sema Kaygusuz.

O outro lado do paraíso, Fatih Akın

Um homem viaja da Alemanha para Istambul para encontrar a filha da mulher que seu pai matou em um acidente.

Human Landscapes from My Country, Nazim Hikmet

Romance escrito em versos, que conta a experiência do autor em uma prisão turca durante a Segunda Guerra.

Cel, Rasit Çelikezer

A felicidade de um casal morando em Istambul é ameaçado quando eles decidem tentar adotar uma criança ilegalmente.

Memed, My Hawk, Yashar Kemal

Um dos autores mais amados da Turquia, e um romance sobre um menino que cresce em uma vila pobre, em que os habitantes são mantidos em situação de escravidão moderna.

The Girl with the Red Scarf (Selvi Boylum Al Yazmalım), Türkan Şoray and Kadir İnanır

Um clássico do cinema turco, que conta a história de uma jovem que se apaixona por um homem da cidade. Depois que eles se casam, ele desaparece, deixando-a sozinha com as crianças.

My Only Sunshine (Hayat Var), Reha Erdem

Hayat, seu pai e seu avô moram perto do Bósforo. O pai dela garante a subsistência da família com uma série de pequenos trabalhos, a maioria ilegais. 

Portrait of a Turkish Family, Irfan Orga

Retrato de uma família turca que se desintegra durante o fim do Império Otomano.

Crossing the Bridge: The Sound of Istanbul, Fatih Akin

Documentário sobre os fascinantes cenários musicais da Istambul moderna.

Kedi, Ceyda Torun

Um filme que segue os gatos de Istambul, um dos seus personagens mais famosos. O filme segue sete gatos, assim com os locais que os amam e cuidam deles.

The Grand Bazaar Istanbul, Laziz Hamani

Com sua história rica de 500 anos, não é uma surpresa que existem vários livros sobre o Grande Bazaar. Uma visão compreensiva do bazaar, com fotografias originais.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Turquia

Deixe uma resposta