9 Pratos típicos para provar na Lituânia

Eu cheguei na Lituânia sem ter idéia do que fosse a comida típica, mas hoje em dia a definiria principalmente como uma comida-conforto caseira, com muita batatas e carne. Não quer dizer que fossem as únicas opções, claro, atrás do meu albergue em Vilnius, por exemplo, tinha um falafel maravilhoso. Mas se você quiser comer pratos locais,

Cepelinai

O prato mais conhecido da Lituânia são os Cepelinai, dumplings feitos de batatas cruas e cozidas, recheados com carne de porco, e geralmente servidos com bacon e creme azedo. Originalmente chamados de didzkukuliai, o nome do prato foi mudado no século 20 para a palavra lituana para zepelins, aparentemente porque é o que eles parecem.

Sopa de cogumelos no pão

Sopas de pão são comuns em toda a Europa central – elas já apareceram, por exemplo, no post da comida típica da Tchéquia. 

Kepta Duona 

Kepta Duona é um lanchinho feito com pão preto frito com sal e alho. Eu vi ele várias vezes em bares, quando a gente pede uma cerveja, e é o acompanhamento perfeito.

Burokėlių Sriuba e Saltibarsciai

Eu coloquei os dois juntos porque são duas sopas de beterraba, um prato comum em toda a região, mas Burokėlių Sriuba e Saltibarsciai aparentemente tem significados bem diferentes para os lituanos. É que Burokėlių Sriuba é a versão quente, e Saltibarsciai é uma sopa fria, com cor meio berrante, que para eles significa que os meses quentes estão chegando.

Grybukai

crédito: wiki commons

Doce típico conhecido pelo formato de cogumelo, feito com canela, cravo e noz moscada. 

Varškės apkepas

crédito: wiki commons

Os queijos feitos de nata são muito populares na Lituânia, e são usados em muitos pratos. Uma das que eu mais curti foram os Varškės apkepas, bolinhas de queijo fritas, geralmente acompanhadas de geléia e servidas como comida de rua.

Bulviniai Blynai

crédito: wiki commons

Batatas são realmente muito comuns na culinária da Lituânia, e esse é outro prato que mostra isso, feito com batatas raladas e misturadas com cebolas, e fritas. Geralmente elas são servidas com anis-estrelado e creme azedo.

Kibinai

Kibinai são pequenas tortinhas que são típicas dos caraítas, uma ramificação do judaísmo que tinha muitos adeptos na cidade de Trakai, que tem post aqui no blog. Lá eu provei os kibinai, que normalmente são recheados de carne, vegetais ou queijo, e servidos como guarnição ou acompanhando sopas.

Šakotis ou Raguolis

Conhecido como Šakotis ou Raguolis, esse prato é um bolo típico das festas na Lituânia, feito em casamentos, na véspera do natal e na páscoa. Ele é feito em um espeto que gira em frente a um fogo, e por isso a massa forma “espetos” para todos os lados – o nome dele em lituano significa “árvore com galhos”, por causa dessa aparência.

Skilandis

crédito: wiki commons

Também conhecido como Skilandis ou Kindziukas, Kindziuk é uma linguiça defumada típica do Grão-Ducado da Lituânia, que existiu por cinco séculos na Europa e incluía o território da atual Belarus. 

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Lituânia

Deixe uma resposta