Volta ao Mundo em Filmes: Djibouti – Juventude

Saí no sorteio com um filme do Djibouti, e dei sorte com o momento: o país não produziu quase nenhum filme, mas um filme novo tinha acabado de participar de vários festivais internacionais, e nem foi difícil de encontrar online. O filme é Juventude (Dhalinyaro), de Lula Ali Ismaïl.

O filme começa em uma escola de ensino médio no país, onde duas meninas escutam uma colega chorando no banheiro, e tentam ajudá-la. Quando elas abrem a porta do banheiro, é Asma, vestida de forma conservadora, que entende que ela está tendo um aborto, e tira o abbaya para cobri-la. A partir daí, as três ficam amigas, apesar de virem de realidades completamente diferentes. Asma, é muito inteligente e dedicada à escola, mas vem de uma família muito pobre e conservadora. Eles vivem em um bairro pobre, e comem a mesma comida em todas as refeições. Deka vem de uma família classe média, e perdeu o contato com o pai. Já Hibo vem de uma família riquíssima, mora em uma mansão com vários funcionários, e tem um 4×4 a disposição para levá-la para a escola todo dia. 

Como elas estão no último ano da escola, elas estão se preparando para fazer o baccalaureate, o exame que dá acesso à universidade nos países francófonos. Com ele, elas podem estudar na Universidade do Djibouti, mas também na França, o que muitos dos adultos ao redor vêem como uma oportunidade imperdível. Também nisso tem um recorte de classe: para Hibo, esse é próximo passo, e ela tem certeza que vai para Paris, enquanto para Asma é um sonho quase impossível. E Deka é mais questionadora: estudar em uma faculdade francesa não é mais a garantia de ter um emprego a vida toda que era para a geração anterior, e ela pensa em ficar no Djibuti. A mãe dela, no entanto, sonha em vê-la estudando na França, e economizou por anos para isso.

O filme então mostra um pouco do Djibuti, das diferentes línguas e culturas, mas também tem temas bem comuns, como o das jovens que tentam decidir o que fazer da vida quando elas estão perto de terminar o ensino médio.

Deixe uma resposta