Volta ao Mundo em Livros: Belize – Beka Lamb

Para representar Belize, eu acabei escolhendo Beka Lamb, de Zee Edgell, um romance que é conhecido como o primeiro a ser publicado no país: ele saiu em 1982, um ano depois da independência do país centro-americano da Inglaterra. 

Beka Lamb conta a história de uma adolescente, a Beka do título. Ela começa o romance comemorando que venceu um concurso de ensaios na escola, e refletindo sobre os últimos sete meses. O romance vai e volta entre esses dois tempos, em que a vida de Beka mudou muito, e aos quais desde o início a autora se refere como a transformação de Beka de “a flat-rate Belize creole” para uma menina com “a high mind”.

Sete meses antes, Beka tinha repetido o ano no colégio. Sem coragem de contar para os pais, ela inventou uma história de que ela na verdade tinha passado. Quando eles descobriram, o pai dela cortou a árvore preferida dela, um pé de buganville, e a mãe dela lhe deu um caderno em que ela deveria escrever suas mentiras. Essa é, na opinião deles, o principal problema de Beka, que sempre tenta embelezar tudo, mudar as histórias.

Outro dos pontos principais do romance é o da amizade de Beka com Toycie. Toycie é um pouco mais velha, mas apesar disso as duas eram muito próximas. No entanto, ela engravida, e é por isso expulsa da escola onde elas estudavam, enquanto o menino que a engravidou, é claro, não sofre nenhuma conseqüência. A relação de Beka com ela foi muito importante, uma relação de grande afeto e admiração, mas, ao mesmo tempo, um aviso, um mau exemplo de potencial desperdiçado.

O romance nos conta um pouco sobre os processos de independência, que já se delineam nos anos 50, quando a história se passa, e sobre as relações de diferentes grupos étnicos em Belize, assim como as relações com países vizinhos. Deu para aprender um pouco sobre Belize, e foi um romance curto, mas interessante.

Deixe uma resposta