Art Nouveau em Roma: O Bairro Coppedè

Toda vez que vou a Roma, ouço falar de lugares que nem acredito que ainda não visitei. Não tem como, a cidade é inesgotável. E dessa vez, o programa foi visitar um bairro conhecido pela arquitetura Art Nouveau, estilo que eu amo tanto que tem uma seção especial aqui no blog. Então vou contar um pouco sobre o bairro Coppedè.

Em italiano, ele é chamado de Quartiere Coppedè, mas na verdade ele não é bem um bairro, é a área pequena entre as ruas Tagliamento, Arno, Ombrone, Serchio e Clitunno. Lá um arquiteto florentino chamado Gino Coppedè construiu 18 prédios em estilo Art Nouveau, ou Liberty, como ele é chamado em italiano. Apesar de ser pequeno, ele é notório em Roma por como se destaca na cidade, e por isso vários filmes foram gravados lá, como O Pássaro das Plumas de Cristal, de Dario Argento.

A entrada mais famosa pelo bairro é passando pela via Dora, por debaixo do arco formado pelos dois prédios chamados de Palazzi degli Ambasciatori.

A Fontana delle Rane ou Fonte das Rãs é o centro da Piazza Muncio, o ponto mais famoso do Bairro. Dizem que ela foi construída como uma brincadeira com uma das fontes mais famosas de Roma, a Fonte das Tartarugas, construída por Bernini, um ídolo do Barroco Italiano, no Ghetto Romano. 

De frente, fica o Palazzo del Ragno, ou Prédio da Aranha, que tem esse nome por causa da decoração na entrada. 

Também na praça fica o Villino delle Fate, ou pequena vila das fadas, três prédios conhecidos pela decoração, que faz homenagem a três cidades italianas: Roma, Florença e Veneza. 

O terceiro prédio famoso da praça é o Palazzo Ospes Salve, mais conhecido pelo desenho da entrada. 

Outros prédios do bairro são menos conhecidos, mas também valem muito a pena. Também é sempre legal ver prédios inusitados serem usados – alguns são embaixadas hoje em dia, um é uma escola.

Como bônus para quem ama Art Nouveau, dá para visitar um parque perto do Quartiere Coppedè, a Villa Torlonia. Lá fica a Casina delle Civette, ou casinha das corujas, construída no século XVIII pelos príncipes de Torlonia. Ela foi construída como uma cabana onde os pobres príncipes pudessem se refugiar do palácio que fica no mesmo parque, mas no início do século XX, a casa foi reformada para o estilo Art Nouveau. Hoje, ela abriga um museu dedicado a exibir suas vidraças Art Nouveau.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta