12 Pratos Típicos para provar na Hungria

Quando você viaja pela Europa central, pode ter a impressão que os pratos são muito parecidos, como a guia do meu Walking Tour falou em Budapeste. Mas na Hungria eles são diferentes. Nem que seja pelo fato de que eles colocam páprica em tudo, e por isso a maioria dos pratos são vermelhos. Brincadeiras à parte, a páprica realmente está em quase tudo, mas tem mais que isso para provar em Budapeste. Então aqui estão doze sugestões:

Gulyás ou Gulash

Se um prato tinha que ser número 1, tinha que ser Goulash, o prato que virou um símbolo da identidade nacional, e que é fortemente associado à cultura húngara. Ele é feito de carne, cebolas, cenouras, molho de tomate e muitos temperos, com bastante páprica. Uma grande diferença, é que em alguns lugares ele parece mais uma sopa, e em outros ele é servido em um prato, e parece mais uma carne com molho.

Lángos

Lángos é um dos pratos preferidos da maioria dos húngaros, um pão frito que pode ser servido em várias combinações diferentes, mais frequentemente com molho de alho, queijo, e tejföl (molho azedo).

Főzelék

Főzelék é, como muitos pratos húngaros, algo entre uma sopa e um ensopado, e é feito com legumes. Existem muitas variações, dependendo de quais legumes você coloca no prato, e por isso também existem restaurantes especializados no prato. 

Pörkölt e Paprikás

Dois dos pratos mais conhecidos com origem húngara, preparados ao menos desde o século XVIII. Eles são feitos com carne assada com cebolas, páprica e outros temperos, e servidos com nokedli, uma massa feita com ovos parecida com os Spätzle da Alemanha.

Töltött Káposzta

Na Europa Central a gente vê vários pratos feitos com repolho recheado, e essa é a versão hńgara, recheada com carne de porco e, claro, páprica. É um prato comum da páscoa e do natal.

Halászlé

O nome desse prato significa simplesmente sopa de pescador, e ele é feito com vários tipos de peixe de rio – a Hungria, afinal, não tem mar – e com muita páprica, que dá ao prato uma cor vermelha forte. Ele tem várias variedades, como Szeged, feito com quatro tipos de peixes, ou Baja, principalmente com carpa.

Túrós Csusza

Uma massa especial húngara (csusza), preparada com queijo e carne de porco, que depois são misturados em uma tigela aquecida. Ele também tem uma versão doce, com o mesmo queijo, açúcar e creme azedo.

Kürtös Kalács

Um bolo feito em espiral, criado na Transilvânia, mas comido principalmente pelas populações húngaras de lá. Ele foi trazido para a Hungria quando eles perderam essa região, com a queda do Império Austro-Húngaro (a Hungria perdeu tantas regiões que eles brincam que eles são o único país da Europa cercado por si mesmo). Ele já foi um prato que não podia faltar em festas, mas hoje é bem mais comum, e dá para achar facilmente.

Somlói Galuska

Esse é conhecido como o bolo preferido dos húngaros, uma sobremesa feita com bolo de esponja, creme de chocolate, nozes, rum e chantilly. Ele foi criado nos anos 50, e ganhou prêmios na Mostra Internacional de Bruxelas. 

Dobos Torte

Outra torta famosa, essa criada em 1885, para a Mostra Internacional em Budapeste, e feita com bolo de esponja, chocolate com creme de manteiga e caramelo. Na época, foi considerada revolucionária.

Fröccs

Um drink feito de vinho frutado e água com gás, ótima idéia para provar algo legal nos bares em ruínas de Budapeste.

Palinka

Licor típico que pode ser feito de ameixa, damasco, maçã, pera ou cereja. Eu provei o de ameixa, mas depois também provei Palincă, um licor bem parecido que é típico na República Tcheca e na Polônia.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Hungria

Deixe uma resposta