Livros e Filmes para Entrar em um Clima de uma Viagem para a Hungria

Livros e filmes são frequentemente a primeira inspiração que me dá vontade de visitar um país. De qualquer jeito, quando começo a fazer planos, pesquiso mais para entrar no clima, para aprender um pouco mais e ter contexto quando visito cidades ou para enriquecer minha experiência de outros jeitos. Esses são alguns que eu pesquisei para a Hungria e achei que valia a pena mencionar.

Harmonia Cælestis, Péter Esterházy

Os Esterházys foram nobres húngaros importantes, condes, diplomatas, guerreiros, políticos. O seu palácio era conhecido como a Versalhes húngara. Durante o comunismo, perderam tudo. Péter Esterházy se voltou então à história de sua família para escrever o seu último romance, Celestial Harmonies. Mas a história é contado de uma forma nada familiar, em centenas de anedotas numeradas, todas sobre o mesmo personagem, “meu pai”. Um livro desafiador e maravilhoso, que representou a Hungria na Volta ao Mundo em Filmes e Livros.

Budapeste, Chico Buarque

Um romance premiado sobre a cidade escrito por um brasileiro, Budapeste não podia ficar fora da lista. Ele segue José Costa, um escritor anónimo pago para produzir artigos de jornal, discursos políticos, cartas de amor, monografias e autobiografias romanceadas que outros assinam. Um dia, regressando de um congresso de escritores anônimos em Istambul, é obrigado a fazer uma escala forçada em Budapeste, onde ele fica fascinado pela cidade e pela língua, “segundo as más-línguas, a única língua que o Diabo respeita”.

Sem Destino, Imre Kertész

Considerado pelo El País “um dos melhores romances jamais escritos sobre o holocausto e uma das melhores obras europeias da segunda metade do século XX”. Sem Destino é o início de uma trilogia escrita por Imre Kertész que conta a experiência de Köves György, seu alter-ego de quinze anos, quando ele é mandado para campos de concentração durante a Segunda Guerra.

A Porta, Magda Szabó

A Porta foi escrita como uma confissão, contando a relação entre uma escritora com a sua velha empregada, Emerence. Entre elas, nasce uma relação de profunda amizade, apesar das suas diferenças de idade, origens, classe social e caráter. O romance chamou a atenção da Elena Ferrante, e saiu na lista da Bookshop.org em que ela escolheu quarenta romances de autoras contemporâneas.

Harmonias de Werckmeister, Bela Tarr

Harmonias de Werckmeister é um filme de Béla Tarr, baseado livremente no romance The Melancholy of Resistance, de László Krasznahorkai. Ele fecha uma trilogia começada por Danação e Satantango, mas pode ser visto com um filme isolado. O filme se passa em uma cidadezinha de província no meio de um inverno rigoroso. O personagem que seguimos é Janos, que testemunha em silêncio todos os atos estranhos que acontecem na cidade. Apesar do frio, as pessoas da cidade, inclusive Janos e Gyorgy, reúnem-se para ver a chegada de um circo na praça principal da cidade.Um estudo de psicologia de massas, de um grupo que, não sabendo do que tem raiva, tem raiva de tudo (oi, Brasil de hoje). Por isso, também foi nossa escolha na Volta ao Mundo em Livros e Filmes, e o review já tá aqui.

The melancholy of resistance, László Krasznahorkai

Um romance poderoso e surreal, sobre o caos que toma conta de uma pequena cidade na Hungria quando um circo chega. Uma imagem poderosa do totalitarismo e da psicologia de massas.

Journey by moonlight, Antal Szerb

Mihály sempre sonhou em ir para a Itália. Ele finalmente viaja para lá em sua lua de mel, mas logo a abandona e parte em uma jornada pelo país para se encontrar. Ele passa de Veneza para Ravenna, e então para Florença e Roma, obcecado com as histórias dos seus próprios amigos de adolescência, e tentando decidir o que fazer em seguida.

A book of memories, Péter Nádas

Um romance autobiográfico com toques de confissão, na tradição de Proust e de Thomas Mann. Ele tem várias narrativas em primeira pessoa, alternando entre um escritor húngaro, a adolescência do autor em Budapeste, e a história de seu pai, que cometeu suicídio depois da repressão contra a insurreição de 1956.

Satantango, Béla Tarr

Também inspirado por um romance de László Krasznahorkai, esse épico de sete horas segue os efeitos da queda do comunismo em uma pequena vila da Hungria.

A Journey Around my Skull, Karinthy

O famoso escritor húngaro Frigyes Karinthy estava sentado em um café em Budapeste quando ele ouviu o barulho alto de um bonde que passava, e então outro. E então ele se lembrou que aquela rua não tinha mais bondes. Ele eventualmente percebeu que tinha sido uma alucinação. Os fatos estranhos se acumularam, até que Karinthy percebeu que ele tinha um tumor no cérebro, e que ele precisaria de cirurgia. Durante esse livro, ele observa os sintomas e tratamentos, e reflete sobre a estranheza da situação.

A Marcha de Radetzky, Joseph Roth

Para incluir mais um autor de fora que escreveu sobre a Hungria, esse famoso romance de Joseph Roth conta o declínio de uma família aristocrático durante o império austro-húngaro.

The Citizen, Roland Vranik

A história da amizade entre uma professora de história húngara e um homem que mora na cidade há anos como refugiado.

The Case Worker, George Konrád

O romance centra em um homem que trabalha como assistente social que trabalha com crianças na Hungria de hoje em dia. Obviamente, é um livro difícil e pesado, mas também um que foi muito elogiado por como mostra a visão de vida do autor.

De Verdade, Sándor Márai

Entre tantos autores da lista, o húngaro Sándor Márai tem a grande vantagem de ter sido amplamente publicado no Brasil. De Verdade é um de seus romances mais renomados. Nele, que quatro pessoas narram histórias sobre um casal de Budapeste, começando com Ilonka e Péter, e suas versões sobre a separação, pulando trinta anos no futuro para ouvir a versão de Judit e sua relação com Péter, e passando finalmente para o último confidente de Judit, décadas depois em Nova York.

Filho de Saul, László Nemes

Filme vencedor de prêmios em Cannes e nos Golden Globes, que segue um homem judeu que trabalha nos Sonderkommando, os prisioneiros forçados a trabalhar nas câmaras de gás dos campos de concentração. O filme o segue por um dia e meio, enquanto ele tenta enterrar um menino que pode ser seu filho.

O Companheiro de Viagem, Krúdy

Considerado um dos autores mais importantes da Hungri, Gyula Krudy foi pouquíssimo editado no Brasil. E embora esse romance tenha saído pela extinta Cosac, e agora provavelmente custe um rim, quando dá para achar, vale a pena procurar por ele em bibliotecas. Ele conta a história de uma viagem, como o título deixa claro, e é conhecido pela linguagem exuberante.

Budapest 1900, John Lukacs

História Cultural da Budapeste da virada do século, um livro de história muito bem escrito, que agrada mesmo quem não é da área.

The Witness, Péter Bacsó

Clássico cult sobre a vida de um homem que repentinamente ganha o apoio de grandes figuras no partido comunista. Uma sátira ao domínio soviético na Hungria, ele foi banido do país por décadas.

Os Meninos da Rua Paulo, Ferenc Molnár

Um dos romances mais amados na cultura húngara, um clássico da literatura infanto-juvenil. Ele conta a história de um grupo de meninos que defendem a rua em que eles brincam de um outro grupo, travando “batalhas” nas ruas de Budapeste.

Kontroll, Nimród Antal

Drama cómico sobre Bulcsú, um inspetor de bilhetes no metrô de Budapeste que dorme nas plataformas e nunca sobre para a superfície. O filme segue as interações dele com uma estranha mulher vestida com uma fantasia de urso. O filme foi inteiramente filmado no metrô de Budapeste.

White God, Kornél Mundruczó

Filmado inteiramente em Budapeste, ele segue a história de Lili, uma menina de treze anos que fica encantada com um cão de rua. Prestes a se mudar com um pai que ela mal conhece, ela tenta de toda forma manter o cachorro.

Passaporte Húngaro, Sandra Kogut

Documentário feito pela diretora Sandra Kogut, e que mostra a tentativa dela de pedir um passaporte húngaro. Isso foi muito antes da Hungria ser parte da União Européia, quando o pedido dela choca até os funcionários da embaixada. E a partir do pedido, ela segue a história da sua família, e das pessoas que não puderem, como eles, emigrar do país.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Hungria

Deixe uma resposta