Livros e Filmes para entrar no clima de uma viagem para a Irlanda

Na Irlanda, quase todos os passeios que eu fiz foram relacionados a livros. Eu fui porque era o Bloomsday, a festa de James Joyce, fiz um Pub Crawl literário, visitei o museu Chester Beatty, dedicado a livros, e a Biblioteca da Universidade de Trinity, conhecida por abrigar o livro de Kells. Realmente, deu para ver que a ilha se orgulha de sua tradição literária. Então fiz uma lista de livros e filmes para ver antes, para entrar no clima de uma viagem para a Irlanda, ou quando você estiver lá. E por causa dos laços culturais e históricos, a lista foi em frente e reunificou a ilha, então tem obras tanto da República da Irlanda quanto da Irlanda do Norte, que faz parte do Reino Unido. Aliás, como eu frequentemente faço nessas listas, também coloquei romances e filmes sobre a Irlanda, mesmo que sejam obras de pessoas de outros lugares.

Ulisses, James Joyce

Começando com um dos grandes clássicos da literatura mundial. O romance conta um dia, 16 de junho de 1904, na vida de Leopold Bloom, enquanto ele caminha por Dublin. Além dos motivos normais para ler um livro tão reconhecido, tem também o motivo turístico: todo 16 de junho acontece o Bloomsday, e gente do mundo inteiro vai a Dublin para seguir o itinerário feito por Bloom. É a maior festa do mundo dedicada a um livro, e é imperdível.

Dubliners, James Joyce

Para quem já leu Ulisses, ou para quem ainda não quer encarar o calhamaço, outra opção é o Dubliners, Dublinenses em português. Ele é um livro de contos, com quinze histórias que focam em personagens diferentes da Dublin do início do século XX.

Ventos da Liberdade (The Wind That Shakes the Barley), Ken Loach

O diretor britânico Ken Loach é conhecido pela sua afinidade com a Irlanda, e esse filme histórico seu ganhou a Palme d’Or no Festival de Cannes de 2006. Ele se passa na década de 20, quando a Irlanda estava em polvorosa com o movimento pedindo independência da Inglaterra, e conta a história de dois irmãos que acabam em lados diferentes do conflito. Ele ainda é muito recomendado por contar a história de um evento fundamental para entender a história do país.

Michael Collins, Neil Jordan

Continuando no tema da independência da Irlanda com a biografia de Michael Collins (interpretado por Liam Neeson), o político irlandês assassinado durante a Guerra Civil.

The Country Girls, Edna O’Brien

Ainda com os clássicos da cultura irlandesa, tem Edna O’Brien, romancista, dramaturga e poeta. Seu romance The Country Girls é reconhecido pelo papel que teve em discutir temas tabus, como a sexualidade feminina. O romance segue duas amigas de infância, Kate e Baba, quando elas saem da cidadezinha onde cresceram para viver na Dublin dos anos 50.

Em Nome de Deus (The Magdalene Sisters), Peter Mullan

Esse filme tem um tema parecido com o livro de O’Brien, já que ele também conta histórias de mulheres em uma sociedade que reprime a sexualidade. Dessa vez, porém, ele se passa em uma lavanderia dirigida pela igreja católica, para onde famílias mandam as mulheres que infringiram as regras, se elas tiveram um filho fora do casamento, flertaram com homens, ou se elas foram estupradas.

Esperando Godot, Samuel Beckett

Beckett é um dos autores mais famosos da Irlanda, e vale a pena ler suas peças, como a mais famosa, Esperando Godot. Ela é hermética, não é o gosto de todo mundo, mas quem ama ler pode curtir muito. E um bônus: no Little Museum de Dublin tem uma carta que Beckett escreveu para uma criança que estava morando na casa em que ele cresceu, e ela é exatamente o que você espera se você leu essa peça.

Hunger, Steve McQueen

Claro que com o tema da Irlanda, vão ter muitos livros e filmes falando dos Troubles, o conflito pela independência da Irlanda do Norte que a gente conhece melhor pelo braço armado do IRA. Esse filme conta sobre a famosa greve de fome organizada por prisioneiros que queriam ser conhecidos como prisioneiros políticos, e colocar fim à brutalidade policial contra os presos irlandeses. O filme é muito conhecido pela atuação de Michael Fassbender, e foi nosso escolhido para representar a Irlanda do Norte da Volta ao Mundo em Livros e Filmes.

Milkman, Anna Burns

Premiado com o Booker há alguns anos, ese romance conta a história de uma jovem crescendo na Irlanda do Norte, onde tudo foi afetado pela luta entre o Reino Unido e o IRA – “The right butter. The wrong butter. The tea of allegiance. The tea of betrayal.” Também representou a Irlanda do Norte na Volta ao Mundo em Livros e Filmes.

Bloody Sunday, Paul Greengrass

Outro evento famoso dos Troubles é o Domingo Sangrento, que já foi retratado em vários filmes, livros, e mesmo em uma música famosa do U2. Ele conta de um dia em 1972 quando 14 pessoas manifestando pela independência em Derry foram assassinadas. 

Em Nome do Pai (In the Name of the Father), Jim Sheridan

Baseado na vida de

Guildford Four, um homem condenado injustamente por um atentado terrorista cometido pelo IRA. Um filme incrível sobre corrupção e abusos de direitos humanos, e uma das atuações mais famosas de um dos atores mais premiados dos tempos modernos, Daniel Day-Lewis.

Traídos pelo Desejo (The Crying Game), Neil Jordan

Quando um soldado do IRA (Stephen Rea) se conecta com um refém mantido pelo grupo (Forest Whitikar), ele tenta proteger sua namorada Dil (Jaye Davidson). Apesar do nome melodromático da edição brasileira, vale a pena.

Derry Girls, Lisa McGee

Mais uma entrada da lista sobre os Troubles, e a mais anti-convencional. Se os outros são todos dramas, Derry Girls é uma comédia leve sobre a vida de um grupo de adolescentes crescendo em Derry durante essa época. E não é por isso que deixa de nos ensinar muito sobre a época – uma cena da segunda temporada em que professores pedem para um grupo de adolescentes para que eles escrevam o que tem em comum e de diferente é incrível. Disponível no Netflix.

Hotel Majestic (Troubles), J.G. Farrell

Depois de sobreviver à primeira guerra, o Major Brendan Archer volta para a Irlanda, esperando encontrar Angela Spencer,a herdeira com quem ele deveria se casar. No entanto, ele descobre que as fortunas da família dela se alteraram rapidamente, e o hotel de luxo da família dela está quase abandonado. Ele vai de quarto em quarto, tentando resolver os problemas dos poucos hóspedes, mostrando um amplo panorama do país que já prenuncia os Troubles, o conflito na Irlanda do Norte.

The Secret of Kells, Tomm Moore

Uma animação de fantasia que tenta contar a história do Livro de Kells, um manuscrito iluminado da Bíblia. O filme ficou conhecido pela beleza das imagens e como ele tenta mostrar a cultura celta.

O Encontro (The Gathering), Anne Enright

O vencedor do Booker Prize de 2007, esse romance segue a narradora, Veronica, quando ela tenta fazer sentido da morte do irmão, e acaba descobrindo verdades desconfortáveis sobre o passado da sua família.

A Trilogia Barrytown, Roddy Doyle

Uma trilogia que inclui os três primeiros romances de Doyle, Os Compromissos (The Commitments), The Snapper, e O Furgão (The Van), que contam a história de uma família de classe trabalhadora de Dublin, os Rabbittes. Os romances os acompanham por desemprego, uma gravidez não planejada, e pelas relações com a família. Todos os três também foram adaptados para o cinema.

Brooklyn, Colm Toybin

O romance acompanha uma jovem quando ela emigra da Irlanda nos anos 50. Com a crise do pós-guerra, ela não consegue achar emprego no país natal, e decide se mudar para o Brooklyn. Como a emigração é uma das histórias mais ouvidas sobre a Irlanda, especialmente com o número de emigrantes que se instalaram na América do Norte, é uma perspectiva que vale a pena. Foi adaptado para o cinema em 2015, estrelando Saoirse Ronan.

O Livro das Evidências (The Book of Evidence), John Banville

Esse romance de John Banville conta a Malcolm Edward MacArthur, um homem de uma família rica irlandesa, que matou uma enfermeira e se escondeu na casa de um amigo, que era procurador geral da Irlanda, baseado em uma história real.

The Red and the Green, Iris Murdoch

O nono romance de Iris Murdoch, esse romance se passa entre os membros de uma família anglo-irlandesa durante a semana antes da Insurreição da Páscoa de 1916. Uma irlandesa protestante criada na Inglaterra, Murdoch fez uma pesquisa extensa antes de escrever esse romance.

Meu Pé Esquerdo (My Left Foot), Jim Sheridan

Hoje mais lembrado pela performance vencedora de um Oscar de Daniel Day-Lewis, o filme conta a história de um Christy Brown, um artista dublinense que sofre de paralisia cerebral e só consegue pintar usando o pé esquerdo.

Once, John Carney

Esse filme independente foi um dos filmes irlandeses mais bem sucedidos das últimas décadas. Ele retrata o encontro de um cantor de rua e uma imigrante tcheca nas ruas de Dublin, enquanto eles escrevem e gravam canções juntos.

Pessoas Normais (Normal people), Sally Rooney

Na escola, Connell e Marianne fingem que não se conhecem. Ele é popular e bem ajustado, e ela é solitária, vista como a estranha da sala. Mas eles começam uma relação que irá definir a vida deles pelos próximos anos. O romance também foi adaptado para uma série de tv.

Dublinesca, Enrique Vila-Matas

Esse romance de Vila-Matas se passa durante o bloomsday, a festa dedicada ao Ulisses de James Joyce que já apareceu aqui. O protagonista vai lá pela primeira vez para comemorar a festa, mas também como um “funeral para a era Guntenberg”.

The Spinning Heart, Donal Ryan

Depois do colapso financeiro da Irlanda, tensões crescem em uma pequena cidade, enquanto a violência aumenta, e os personagens perdem o limite entre persona pública e seus desejos internos.

Clique na imagem para ler todos os posts sobre a Irlanda

Deixe uma resposta