Calendário da comida italiana: o que comer em cada estação no país

Fizemos aqui quatro posts sobre o melhor para comer em cada estação na Itália, então voltamos aqui ao assunto para quem quer o guia do que comer em cada estação.

Por que procurar pratos sazonais na Itália

Os italianos adoram comer comida por estação. E porque é algo muito valorizado, todo restaurante que se preze tem um menu sazonal. Até nas sorveterias eles valorizam usar sempre frutas da estação. Então procurar por comida sazonal é procurar o melhor da comida segundo os próprios italianos, e é procurar pelos restaurantes que eles gostam, ou seja, fugir dos pega-turistas.

Primavera

A primavera é a época da alcachofra, dos aspargos, das favas, da cereja. É uma época que ainda tem muitas sopas, pratos que esquentam, mas que é mais fresca, e tem muita coisa boa para provar. O da foto é carciofi alla giuda, alcachofras à moda judia, um prato típico de Roma, um dos meus pratos preferidos da vida.

Leia mais: 10 Pratos típicos para provar na Itália durante a primavera

Verão

O verão é a época da comida leve e refrescante, do gelato, da granita, do café frio. É uma época que tem muitos pratos frios, como o carpaccio e a salada caprese. Além disso, é uma época muito associada na Itália com os frutos do mar, já que é a época em que todo mundo vai para a praia.

Leia mais: 13 Pratos típicos para provar na Itália durante o verão

Outono

O outono é a minha época preferida para comer. É a época dos cogumelos e trufas, das carnes de caça, das castanhas, da abóbora. É tudo gostoso no outono, além de ser uma época muito linda. Vale a pena ir só para ir para as sagre, as festas de colheitas.

Leia mais: 13 Pratos típicos para provar na Itália durante o outono

Inverno

O inverno é a época das sopas e brodos, dos pratos que te esquentam por dentro, da comida de conforto, como a lasagna. Além disso, também é a época do natal, que tem suas comidas típicas, como o panettone e o menos conhecido pandoro.

Leia mais: 13 Pratos típicos para provar na Itália durante o Inverno

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta