10 Pratos Típicos para provar na Itália durante a primavera

Terminando os nossos posts sobre os pratos típicos para provar em cada estação da Itália, já que já saíram os posts sobre o que comer no verão, no outono e no inverno. Então agora são treze pratos para provar durante a primavera:

1) Aspargos

Um produto típico da época são os aspargos, que começam a aparecer no final de março, e são fáceis de encontrar durante toda a primavera. Ele aparece em pratos de massa, inclusive recheando a lasagna, aqui na Emilia-Romagna, mas a forma mais simples, e das mais saborosas, são os asparagi alla milanese, acompanhados de um ovo frito com gema mole.

2) Alcachofra

Eu que sou apaixonada por alcachofra, é só chegar a primavera que procuro pelos meus pratos preferidos. Os dois que amo são, por coincidência, dois pratos típicos de Roma, Carciofi alla Romana, recheados com salsinha e alho e fritos no azeite (às vezes feitos também com alici), e Carciofi alla Giudia, deep-fried. Eles também são muito comuns como recheio de lasagna, na primavera na Emilia-Romagna.

3) Fiori di Zucca

Flores da planta da abóbora, recheadas e assadas ou fritas. As flores aparecem nos menus no final da primavera e no verão, e são ótimas para provar nessa época.

4) Ervilhas

A primavera é época de ervilhas frescas, que aparecem em vários pratos de massas e de carne. Elas são um acompanhamento comum para as polpette, as almôndegas italianas. Elas também aparecem na vignarola, um ensopado romano que celebra a primavera, com ervilhas, alcachofras, feijão, guanciale e queijo pecorino.

5) Favas

Passatelli com favas e linguiça

A primavera na Itália é época de favas, que aparecem cruas, servidas com queijo pecorino ou ricotta, em piqueniques, ou cozidos em sopas e pratos de massa. Por causa da época das favas, também descobri a curiosidade de que é uma das alergias mais comuns da Itália – tem gente que é tão alérgica que não pode sentir o cheiro, os “faviste”, e por isso os supermercados que tem favas frescas tem, por lei, que avisar os clientes com um cartaz na entrada. Um dos pratos mais comuns feitos com elas é a massa com pesto, que na sua região de origem, a Liguria, geralmente vem acompanhados de batatas e favas.

6) Pasta con gli strigoli

Típico da Emilia-Romagna, esse prato de massa é feito com ervas selvagens de gosto amarguinho. É um clássico da estação.

7) Abobrinha

Além da flor de abobrinha, a primavera também é época da abobrinha mesmo. E ela também é super versátil, e aparece em pratos de massa, ou recheada com carnes e queijos.

8) Agnello al Forno con patate

O grande clássico dos almoços de Páscoa na Itália é o cordeiro no forno com batatas, que tem variações em várias regiões diferentes da Itália. Por isso, é um prato associado com a primavera.

9) Torta Pasqualina

Outra comida de páscoa, como dá para ver até pelo nome, uma torta salgada com acelga, ovos e prescinsöa, um queijo típico da Liguria.

10) Cerejas

Tem várias frutas que tem época na primavera, mas a principal é a cereja, que inclusive tem sagre, festas dedicadas à sua colheita.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

1 comentário

Deixe uma resposta