Festa di laurea: como é se formar na universidade na Itália

Na Itália, as festas para quem forma na faculdade são enormes. Tem várias cerimônias, tradições, jogos em redor da festa di laurea. Eu me senti um pouco como no dia do meu trote no Brasil, quando entrei na UFMG, porque bastava as pessoas olharem para mim que sabiam exatamente o que tinha acontecido e me darem parabéns. Porém, quando entrei na UFMG isso aconteceu porque tinha ovo e tomates escorrendo na minha cara, graças ao trote. E na Itália, foi porque eu estava andando com minha coroa de louros. Mas vamos começar a falar um pouquinho da formatura.

Duas superstições para conseguir formar

Os italianos são bastante supersticiosos, é verdade, e em quase toda cidade universitária tem alguma superstição sobre o que você não pode fazer se quiser formar. Em Bologna, duas são importantes; não pode subir na Torre degli Asinelli, a mais alta de Bologna e aberta para ver a vista (eu subi), e principalmente não pode atravessar a Piazza Maggiore na diagonal (eu atravessei). Já falei que sou culpada de ambos, mas fica aqui a informação para os mais supersticiosos.

Formando

Na Itália, as universidades te dão três datas de defesa de tese possíveis no seu ano acadêmico. Para mim, no ano acadêmico de 2019-2020, as datas eram a primeira quinzena de julho de 2020, a primeira quinzena de outubro de 2020, e a primeira quinzena de março de 2021. Sim, é um pouco contra-intuitivo. E depois dessas três, você pode se inscrever como estudante “fuori corso”, se precisar de mais tempo para acabar os exames e a tese. Então ninguém espera que a sua turma se forme junta. No meu caso, aliás, ninguém que começou comigo formou em julho, e só eu e mais uma menina formamos em novembro. 

Então é normal que não tenha uma cerimônia enorme coletiva, mas festas individuais que cada pessoa organiza no dia da sua defesa.

Já a defesa costuma ser coletiva, eles marcam várias na mesma sessão, e cada pessoa tem cerca de 20-30 minutos para fazer uma pequena apresentação e responder perguntas. E aí tem a proclamação, ou seja, na minha o professor falou “pelos poderes investidos em mim pela lei italiana, eu te declaro doutora magistral em ciências históricas curriculum Global Cultures com nota de 110 e honras.” Ou seja, é tão formal que fiquei na dúvida se eu tinha me casado ou ganhado um título de nobreza. 

Coroa de louros

Quando eu saí, meus amigos já estavam esperando por mim com uma coroa de louros e algumas garrafas de prosecco. 

A coroa de louros é um símbolo de vitória desde a Grécia antiga, usados nas Olimpíadas antigas. Na Itália, ele é tão associado com formatura que a palavra para formatura, laurea, vem dos louros (em italiano la corona d’alloro ou corona trionfale). Geralmente, quando você sabe a data da sua defesa, vai em um florista e encomenda a sua coroa, com fitas na cor do seu curso. As pessoas de Letras, História e Filosofia usam fitas brancas, de arquitetura e engenharia usam fitas pretas, amarelo de economia, azul para direito, vermelho para medicina e farmácia.

A musiquinha

Também existe na Itália uma musiquinha típica de formatura, que seus amigos cantam para você: “Dottore, dottore del buco del cul, vaffancul vaffancul” (“doutor, doutor de buraco do cu, vai tomar no cu, vai tomar no cu”). Ou seja, no momento em que você tá se achando, com seu título de doutor magistral, seus amigos gentilmente te colocam no seu lugar. Essa é para amigos de verdade.

Pergamino

Outra tradição para quem forma é o Pergamino. Os seus amigos fazem um cartaz contando histórias da sua formação e piadas internas, que geralmente é feito no formato de um poeminha, e rima. Você tem que lê-lo em voz alta, e toda vez que erra tem que beber e começar do início. Então eles fazem o pergamino o mais difícil possível.

Trotes

Além disso, dependendo do nível de maldade dos seus amigos, tem outras tradições, como te fazer andar pela cidade em alguma roupa estranha ou fantasia, ou colar fotos suas por toda a cidade. Em algumas cidades, como em Pádua, seus amigos fazem um corredor polonês no qual você tem que passar. E assim como no Brasil, os trotes podem ser tranquilos, entre amigos, ou podem revelar preconceitos e ser perigosos, e às vezes acabam saindo no jornal.

Tem de tudo, mas em geral as cerimônias em torno da formatura são bem legais, e fiquei muito feliz que consegui fazê-las apesar de me formar em um ano de pandemia.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta