O que você tem que saber sobre a história de Bologna para aproveitar melhor a cidade

Se você vem para Bologna, tem alguns eventos sobre os quais vai ouvir sempre. A idéia desse post é dar um pouco de contexto para os eventos mais conhecidos da história da cidade, e os lugares onde podemos aprender mais sobre eles.

Felsina-Bononia

Estrada romana debaixo de Bologna

O lugar onde fica Bologna é habitado desde o século II antes da Era Comum. Ele foi uma vila na época dos etruscos, quando se chamava Felsina. Depois os Romanos conquistaram a área, e chamaram a região de Bononia.

Se você se interessa pela história antiga de Bologna, não deixe de visitar o Museu Arquelógico e a Estrada Romana embaixo da Biblioteca Salaborsa.

1088 – a Fundação da universidade

Archiginnasio, o primeiro prédio construído como sede da universidade

A Bologna medieval foi bem despopulada durante o Império romano, e virou uma cidade menor. A área da piazza san Francesco e do Pratello, por exemplo, ficaram de fora dos novos muros da cidade. Mas ela começou a atrair pessoas da Europa inteira a partir de 1088, com a fundação de cursos do que depois se tornou a primeira Universidade do mundo, a Universidade de Bologna, e a gente tem um itinerário que conta a história da universidade. Nessa época Bologna era muito diferente, cheia de casas torres, com canais que eram usados para transportar bens dentro da cidade, e os pórticos começavam a aparecer para abrigar os estudantes.

Estados Papais

Em 1507, Bologna começou a fazer parte dos Estados Papais, e foi onde Carlos V foi coroado Sacro Imperador Romano pelo papa Clemente VII, na Basílica di San Petronio. Ele atravessou a Itália para ser coroado em Bologna, e é um evento que frequentemente é mencionado quando a gente visita lugares históricos de Bologna. Bologna continuaria a fazer parte dos estados papais até a Invasão Napoleônica da Itália, depois de novo depois da sua queda, até a Unificação da Itália.

Segunda Guerra e os Partigiani

A cidade de Bologna foi muito bombardeada durante a Segunda Guerra, e você ainda vê nas paredes avisos dessa época que foram preservados, indicando os abrigos mais próximos. Bologna ficou famosa como um lugar de resistência à invasão nazista, com a Batalha da Porta Lame ficando conhecida como uma das principais batalhas na resistência. A cidade ainda é cheia de monumentos aos que morreram nessa época, lutando contra o nazismo.

Emilia Rossa

Foto do 8m, para mostrar porque a cidade ainda é conhecida como ativista

De 1945 a 1999, a cidade teve prefeitos de esquerda ininterruptamente. A cidade também tinha 120 mil habitantes dos 400 mil filiados ao Partido Comunista Italiano, o que a tornava a sede do maior partido comunista fora da União Soviética. A cidade já tinha o apelido de “a vermelha” por causa da cor das casas e telhados, mas esse apelido passou a ter um duplo sentido então, e Bologna ainda tem por isso a fama de ser uma cidade onde todo mundo é comunista.

77

O Setenta e Sete tem uma reputação em Bologna como o 1968 ao redor do ano. Foi um ano de protestos, em que a esquerda estava na rua, em uma união de sindicatos e o movimento estudantil, que protestavam contra a repressão da polícia, inclusive o assassinato de um estudante e o fechamento da rádio anarquista Radio Alice, onde qualquer um podia falar.

Bomba fascista em 1980

O massacre de Bologna aconteceu quando uma bomba foi deixada na sala de espera da estação em 2 de agosto, quando ela estava lotada. 85 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas. Vários membros do grupo neo-fascista Nuclei Armati Rivoluzionari (NAR) foram condenados pelo ataque, o maior atentado terrorista da história da Itália. O relógio principal da estação foi parado na hora da detonação, às 10:25, e homenagens às vítimas foram colocadas tanto na estação quanto na Piazza Maggiore. Todo 2 de agosto, ele é lembrado com uma procissão solene.

Acordo de Bologna

O Acordo de Bologna é outro evento sobre o qual a gente sempre ouve na cidade, pelo menos quem vem para estudar na Universidade. Ele foi o que garantiu uniformidade entre as universidades européias, instituindo o sistema de graduações de três anos ou quatro anos e mestrados de dois anos, com sessenta créditos ECTS, ou créditos comuns europeus, por ano. Isso facilitou muito o processo para intercâmbios dentro da Europa, e hoje eles são cerca de 300 mil por ano. Bologna é um dos destinos mais populares, e, com o aumento do número dos cursos em inglês, tornou-se um destino ainda mais internacional.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta