Mapa culinário da Itália – guia sobre o que comer em cada região

A gente tem uma visão meio planificada de comida italiana, pensando em lasagna, espaguete à bolonhesa ou carbonara. Não só essa versão inclui pratos que não existem na Itália, como ela fica no caminho de encontrar bons restaurantes. Basicamente, se você vê um restaurante que serve ao mesmo tempo pesto, carbonara e bolonhesa, você provavelmente está em uma armadilha para turistas. Conhecer a comida de cada região ajuda a descobrir os melhores lugares para provar cada prato, e aprender a diversidade da comida italiana. Então aqui está um pequeno guia para conhecer as diferentes comidas da Itália:

Abruzzo

Arrosticini, crédito: wiki commons

Começando a lista alfabeticamente com uma região não muito conhecida fora da Itália. Mas por aqui, os Abruzzi tem a fama de ser uma região ainda bastante “selvagem”, famosa pelos parques naturais e pelo litoral. A comida reflete isso com um grande número de pratos de tradição camponesa, como Agnello cac’ e ove, cordeiro com ovos e queijo, tradicionalmente um prato de Páscoa e arrosticini, churrasco de cordeiro.

Leia mais: em breve

Basilicata

Como em outros estados do sul, a região da Basilicata é conhecida pela simplicidade da cozinha camponesa, usando ingredientes sazonais e aproveitando o animal inteiro. Isso já foi considerado algo ruim, e ganhou o nome de “cucina povera”, cozinha pobre, mas hoje é apreciado pela sustentabilidade. A região é famosa pelo pane materano, o pão da cidade de Matera, Fave e Cicorie, e pelos pimentões secos conhecidos como pepperoni curschi.

Leia mais: Pratos típicos para provar em Matera

Calabria

crédito: wiki commons

A Calábria é conhecida na Itália pela comida apimentada, como a ‘Nduja, a linguiça típica da região (mas que não é o que a gente conhece como linguiça calabresa, e acho que essa é brasileira mesmo). Também, como uma região entre dois mares, o Jônio e o Tirreno, ela tem muitos pratos de peixe, como Sarde a Scapece. 

Leia mais: em breve

Campania

A cozinha da região da Campania é mais conhecida por um prato que conquistou o mundo: a pizza. E pizza lá é assunto sério, com um milhão de requisitos para que a pizza seja considerada autêntica napoletana. Não deixe de provar várias se for para Nápoles. Mas quando você vai em um dos lugares típicos, você vê o motivo, e como vale a pena ser exigente quando o resultado é esse. Além disso, a região tem pratos famosos como a salada Caprese e o Spaghetti alla Puttanesca. 

Leia mais: 18 Pratos Típicos para provar na Campania

Emilia Romagna

A gente tem que começar a lista falando que um dos apelidos da cidade de Bologna é “a gorda”. A Emilia-Romagna já foi votada pelo Lonely Planet como a melhor região para comer no mundo, e é onde a gente encontra presunto de parma e queijo parmigiano em Parma, vinagre balsâmico em Modena, mortadela, tagliatelle al ragù (a versão original do espaguete à bolonhesa), lasagna e tortellini. Esse é o paraíso de quem gosta de comer e beber bem, e dá para achar lugares para fazer isso sem pagar muito.

Leia mais: 18 Pratos Típicos para Provar em Bologna

Friuli

crédito: wiki commons

A região do Friuli-Venezia-Giulia tem muitos pratos que escapam do estereótipo italiano – afinal, a região só começou a fazer parte do país depois da primeira guerra. Ela tem clássicos italianos, como a polenta, mas também pratos que lembram da Europa central, como os Cjarsons, uma massa de batata que pode ser recheada com frutas ou ricotta. Se você for para a cidade de Triste, que já foi votada pelo Lonely Planet a mais subestimada da Itália, também pode ser uma chance de conhecer uma culinária subestimada.

Leia mais: 8 Pratos Típicos para Provar nos Friuli

Lazio

O Lazio é a região de Roma, e por isso tem vários dos pratos mais famosos da Itália, como Spaghetti alla Carbonara, Bucatini all’Amatriciana e Saltimbocca alla Romana. Tudo acompanhado de queijo Pecorino, o clássico da região – e daqui para o sul, lembre-se de não pedir parmesão na comida, porque isso é do norte.

Leia mais: 12 Pratos Típicos para provar no Lazio

Liguria

A Liguria é uma região estreita, com penhascos encarapitados no litoral, como em Gênova e Cinque Terre. A comida feita lá, porém, é muito famosa, principalmente por dois pratos: o pesto e a focaccia. Além disso, eles tem alguns pratos menos conhecidos como a farinata, feita com farinha de grão-de-bico e sem relação com a ração humana do Doria, a Salsa di Noce, e para quem gosta de frutos do mar, o Cappon Magro. 

Leia mais: 8 Pratos Típicos para Provar na Liguria

Lombardia

A Lombardia é uma região grande no norte da Itália, onde ficam Milão, Mântua, e conhecida pelos lagos de Como e Garda. A comida é bastante diversa, e vai desde os clássicos como o risotto com açafrão, o ossobuco, a cotoletta alla milanese, a versão original do nosso “bife à milanesa”, os Tortelli di Zucca, e o Panettone.

Leia mais: 12 Pratos Típicos para provar na Lombardia

Marche

Crédito: wiki commons

As Marche foram por muito tempo conhecidas como região de fronteira, e ainda são uma região estreita entre o mar Adriático, e praias como a do Sirolo e Fano, e os Appenini, a cadeia de montanhas que atravessa a Itália e que tem cidades nas colinas como Urbino. Os pratos mais famosos da região são as olive all’ascolana, azeitonas recheadas de carne, e o brodetto de peixe, 

Leia mais: 8 Pratos Típicos para provar nas Marche

Molise

Cavatelli, créditos: wiki commons

O Molise é a segunda menor região da Itália, e a menos acessível por transporte público. Isso gerou uma piada de que o Molise, como o Acre para a gente, não existe. É com certeza uma das regiões menos conhecidas do país, assim como a sua comida, onde abundam as massas caseiras acompanhadas por molhos de carneiro ou ovelha. Aproveite uma visita para provar massas como Creoli e Cavatelli, ou pratos de carne como a Pezzata, com carneiro cozido lentamente.

Leia mais: em breve

Piemonte

Agnolotti

O Piemonte fica no norte da Itália, com a capital, Turim, cercada pelos Alpes. A região é muito conhecida no outono pelas trufas brancas, com a maior feira de trufas da Itália, em Alba. Além disso, é uma região conhecida pelo risotto (mas não pelo arroz à piemontesa, outro prato que não existe na Itália), pelos agnolotti, massa recheada de carne, pelo vitello tonato, com molho de atum, e pela Bagna Cauda, outro molho com base de peixe, com anchovas e alho. 

Leia mais: 12 Pratos Típicos para Provar no Piemonte

Puglia

Puccia al polpo, crédito: wiki commons

A região da Puglia é famosa pela comida mediterrânea, simples, mas fresca e bem feita. Um dos clássicos são as Orecchiette alle cime di rapa, feitas com um primo do brócolis típico da região, ou Orecchiette com ragù di cavallo, com um ragù feito de, sim, carne de cavalo. Além disso, na Puglia você não pode deixar de provar Friselle, o pão típico, e Puccia al Polpo, o sanduíche recheado de polvo fresco.

Leia mais: 13 Pratos típicos para provar na Puglia

Sardegna

Culurgiones

A Sardegna é a segunda maior ilha do mediterrâneo, então é claro que tem muitos pratos de peixe, como os Spaghetti con Ricci di Mare, feitos com ouriço, ou a Fregola con Frutti di Mare. Além disso, as montanhas da região são famosas pelos carneiros, e a carne deles, assim como o queijo de ovelha, são muito famosos na região. A região também tem o porceddu, porquinho assado, os culurgiones, massa com batata e menta, e os seadas, massa frita recheada de queijo pecorino e limão. Ou seja, é super diversa e mesmo quem não come frutos do mar, como eu que sou alérgica, acha muitos pratos deliciosos por lá, e sempre comi bem quando passei uma semana em Alghero, a cidade catalã da Sardegna.

Leia mais: 17 Pratos Típicos para Provar na Sardegna

Sicília

Cannoli

A Sicília é conhecida pelos frutos do mar, como é intuitivo quando falamos de uma ilha, como Pasta alle sarde, com sardinhas. Além disso, a Sicília tem muita influência árabe, povo que dominou a ilha por séculos, e isso se vê na quantidade de pratos com beringela, como Pasta alla Norma e Parmigiana (sempre com beringela, nunca com carne, e típico do sul, apesar do nome), e com o cuscus de peixe, típico de Trapani. Além disso, se tem um prato que não dá para não comer por lá, é Arancini, as bolas de risotto de açafrão, recheadas com ragù e ervilhas, empanadas e fritas. É de outro mundo. E só para mencionar os doces, a Sicília também é a região da granita e dos Cannoli, ambos imperdíveis quando estão frescos.

Leia mais: 12 Pratos Típicos para Provar na Sicília

Trento

Canederli do Trentino, créditos: wiki commons

O Trento é outra região que só se tornou italiana depois da primeira guerra, e antes era parte da Áustria. Isso se vê muito com a quantidade de pratos com carne defumada (e a variedade, de cervo e cavalo a asno) e servidas com sauerkraut. A região também é famosa pelo speck, uma carne defumada que lembra um pouco o prosciutto, e pelos Canederli e Strangolapreti, duas bolas de massa com base de pão e speck e batata com espinafre, respectivamente, e típicas da Europa central. 

Leia mais: em breve

Toscana

Pappardelle al ragù di cinghiale, ou seja, ragù de javali

A Toscana, a região de Florença, Pisa e Siena, é mais conhecida pela Bistecca alla Fiorentina, a carne . Além disso, é famosa pelas saladas com pão como base, como a Panzanella, as massas acompanhadas de ragù como o pappardelle al ragù di cinghiale e o al ragù di lepre, com molhos de javali e lebre. Para os fortes, também não dá para perder o lampredotto, o sanduíche de tripas muito comum como comida de rua. 

Leia mais: 17 Pratos Típicos para Provar na Toscana

Umbria

Linguini com trufas

A região da Umbria é conhecida pelas montanhas verdes com cidadezinhas medievais, como Perugia e Assis. A região também é conhecida pelas trufas e pela carne de porco, especialmente os salames e presuntos que são conhecidos como Norcineria, por causa da cidade de Norcia, e a porchetta, uma carne de porco assada muito lentamente com temperos da região. Além disso, a região também é conhecida pelo chocolate, por causa da marca Perugina, e tem um festival enorme todo novembro.

Leia mais: 8 Pratos Típicos para provar na Umbria

Vale d’Aosta

Favò, crédito: wiki commons

O Vale d’Aosta é a menor região da Itália, pequena, mas com fronteira para dois países estrangeiros, a Suíça e a França. A comida local é marcada pela localização nos Alpes, e é conhecida por ter pratos quentes e substanciosos. É a região do queijo Fontina, da Fonduta, que parece com o fondue suíço, e a Polenta Concia, envolta por uma camada de queijo.

Leia mais: em breve

Veneto

A região de Veneza, Verona e Pádua, o Vêneto é conhecido pelos pratos com polenta e os com arroz, como risi e bisi, com ervilhas, e risotto. Por causa da laguna de Veneza, eles também tem muitos pratos de peixe, e o bacalhau é super comum. Além disso, é  a origem do Tiramisù, uma das sobremesas italianas mais famosas.

Leia mais: 12 Pratos Típicos para Provar no Veneto

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta