7 Livrarias independentes para conhecer em Bologna

Eu só me sinto em casa em um lugar quando tenho minhas livrarias preferidas. Aquelas que tem tudo diferente, onde você passa horas conversando com os donos, onde tem um cantinho super confortável onde você pode se sentar e tomar um chá. Aqui coloquei a lista das minhas preferidas em Bologna:

Nanni 

A Nanni é uma das livrarias independentes mais famosas e mais antigas de Bologna. Ela fica a alguns passos da Piazza Maggiore, bem no Quadrilátero, o mercado a céu aberto de Bologna. Ela foi aberta em 1820, e é um lugar muito famoso na cultura de Bologna, amada por Federico Fellini e Pier Paolo Pasolini, entre outros habitantes da cidade.

Alta Marea – Libreria delle Donne

Aberta em 1996, a Alta Marea também é conhecida como Livraria das Mulheres, porque só vende livros escritos por mulheres. Dentro, ela é organizada como a maior parte das livrarias, com sessões para romance nacional e estrangeiro, poesia, filosofia, história, ciência política, mas só com autoras. Além disso, ele tentam ter uma grande representatividade de pequenas editoras, e frequentemente organizam eventos como leituras e estréias.

Libri Liberi

Libri Liberi também é organizada como uma livraria comum, mas com um detalhe importante: lá os livros são gratuitos. Você pode levar outros livros para trocar, se quiser, ou pode passear pelas estantes e pegar até três livros, completamente de graça. A livraria sobrevive graças a doações, e tem ido bem, porque acabou de se mudar para um espaço novo. Já encontrei lá livros clássicos da literatura italiana e livros estrangeiros novos que eu estava procurando, mas é um lugar onde a gente tem que ir sem muitas expectativas formadas, e confiar na serendipity.

Senape

A Senape é um pouco difícil de descrever. É mais uma livraria, ou um espaço para comprar plantas? De qualquer jeito, eles são conhecidos pelos livros, com um foco para temas LGBTQI+, e eles também abrigam exposições de fotos e lançamentos de livros. 

Modo Infoshop

No coração da rua Mascarella, na zona universitária/boêmia de Bologna, essa livraria é conhecida por apresentar autores alternativos e de pequenas editoras para o público da cidade. Lá eles também tem eventos com autores, e uma seleção impecável de ficção e não-ficção.

Libreria d’arte Il Leonardo

Leonardo é uma das muitas livrarias de Bologna especializadas em arte, design e arquitetura. O lugar parece até imponente,

Confraternità dell’uva

O nome da livraria vem de “The Brotherhood of the Grape”, um romance de John Fante em que literatura e vinho se combinam. E aqui também é o caso, já que o lugar funciona tanto como livraria quanto como bar de vinho, e freqüentemente abriga leituras e concertos acústicos. Eles também servem aperitivo com comidas tradicionais da Puglia, de onde são os fundadores da Confraternità.

Clique na imagem para ler mais posts sobre a Itália.

Deixe uma resposta